Mitsubishi Outlander híbrido não terá direito à redução de imposto
RODRIGO LARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Na quinta-feira (18), a Câmara de Comércio Exterior do governo federal decidiu que o imposto de importação sobre carros híbridos (que conciliam motores a combustão e elétrico) será reduzido de 35% para uma alíquota entre 0% e 7%, dependendo da eficiência energética do veículo.
Entretanto, a medida exclui os híbridos "plug-in", que podem ter suas baterias recarregadas na tomada, fato que os torna ainda mais eficientes. Entre esses está o Outlander PHEV, versão "verde" do utilitário de luxo da Mitsubishi. O automóvel chega ao mercado brasileiro em janeiro de 2015.
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O Outlander PHEV percorre até 52 quilômetros utilizando apenas eletricidade |
A marca japonesa afirma que ter virado exceção à regra "em nada afetará a venda" do carro no país, e diz que mantém contato com o governo para tentar viabilizar outros incentivos. Dessa forma, ainda não há possibilidade de o preço ficar abaixo do previsto atualmente -entre R$ 190 mil e R$ 200 mil.
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Intensidade de ação do sistema de frenagem regenerativa é controlada por meio de um botão instalado no volante |
TRÊS MODOS
Faltam benefícios fiscais, mas existem outros pontos positivos. A receita da Mitsubishi usa três motores: um 2.0 a combustão, com 121 cv de potência, e mais dois elétricos, ambos com 82 cv e localizados nos eixos do veículo.
Há três modos de funcionamento: um puramente elétrico; um híbrido em série, no qual o motor a gasolina fornece energia para os elétricos, sem tracionar diretamente as rodas; e um híbrido paralelo, em que o motor a combustão entra em ação para fazer o Outlander ter desempenho melhor.
Como o próprio nome do carro deixa claro -a sigla PHEV é de "Plug-in Hybrid Electric Vehicle"-, as baterias podem ser carregadas na rede elétrica. O processo demora, em média, cinco horas (em tomada de 220V).
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Baterias podem ser recarregadas na tomada |
Também é possível utilizar o motor a combustão para uma recarga rápida (por volta de 40 minutos) de até 80% da capacidade total.
As baterias ficam sob o assoalho e trazem sistemas de segurança para sua desativação em caso de acidentes.
Em geral, o Outlander é estável em trechos sinuosos, especialmente se o motorista utilizar as regulagens e o freio regenerativo (que ajuda a recompor a energia) para evitar que o carro ganhe muita velocidade durante descidas.
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Sem redução de imposto, Outlander híbrido deverá custar entre R$ 190 mil e R$ 200 mil |
Esse bom comportamento complementa a segurança oferecida por sistemas como a tração integral, os nove airbags e a frenagem autônoma, que para o carro (ou reduz sua velocidade o quanto for possível) caso ele detecte algum obstáculo no caminho.
Ainda que seja voltado para o asfalto, o Outlander PHEV não faz feio na terra.
O utilitário não é um off-road nato, mas, ao ligar a tração 4x4 permanente, é possível superar obstáculos como pequenos barrancos e pedras. Nada melhor para um carro menos agressivo ao meio ambiente do que estar em contato com a natureza.
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