Publicidade
05/10/2014 - 02h15

Esportivos brilham em Paris, mas carros do "mundo real" estão longe do Brasil

RODRIGO MORA
ENVIADO A PARIS

As vendas de automóveis vêm crescendo mês a mês no mercado europeu. De acordo com a consultoria Jato Dynamics, o acumulado no primeiro semestre de 2014 supera em 5,3% o obtido no mesmo período do ano passado.

O resultado é refletido no Salão de Paris (que está aberto ao público até 19 de outubro), onde modelos esportivos reais e conceituais dão o tom. Lamborghini, Ferrari e Mercedes arrancam suspiros com seus supercarros e exibem o otimismo das marcas.

Por outro lado, novidades mais "pé no chão" exibidas na França estão distantes do Brasil. A queda nas vendas e o parque industrial tecnologicamente defasado fazem com que modelos interessantes continuem estacionados do outro lado do Atlântico.

Das anfitriãs francesas partem bons exemplos. Um deles é o novo Peugeot 308, cuja moderna plataforma demandaria altos investimentos para ter produção local.

Por enquanto, o hatch continuará a vir da Argentina em sua versão atual, que em breve será reestilizada.

O renovado sedã 508 também pode ser um desejo distante para o brasileiro: a marca ainda estuda se continuará a importá-lo -os estoques atuais devem durar somente até o fim do ano, disse à Folha um executivo da marca.

Tanto o hatch quanto o sedã são ausências confirmadas no Salão de São Paulo, onde o principal destaque da marca será o jipinho 2008.

A Mercedes também exibe um compacto que virá para o Brasil: o novo Smart Fortwo, que terá também uma versão com quatro lugares chamada Forfour. A estreia acontecerá no segundo semestre de 2015.

Novidade para os franceses, o Jeep Renegade já tem produção confirmada aqui. O utilitário compacto será fabricado em Goiana (PE) a partir do próximo ano.

No entanto, para chegar aos R$ 65 mil, seu preço de entrada estimado, abrirá mão de itens de tecnologia disponíveis no modelo europeu, como o botão de partida.

LUXOSOS

A partir da faixa de R$ 100 mil é que se concentram os lançamentos de Paris que chegarão ao Brasil ao longo de 2015.

Ainda reticente quanto ao potencial do utilitário compacto Cactus no mercado brasileiro, a Citroën investirá na gama luxuosa DS: além do DS3 com novo conjunto ótico, estarão em São Paulo sua versão conversível e o crossover DS6, que deve começar a ser vendido no Brasil no ano que vem.

A partir de 2015, a marca DS será independente da Citroën no mercado europeu. Para marcar o novo período, a montadora francesa mostrou em Paris o conceito DS Divine, modelo sem janela traseira que foi o destaque do estande da empresa.

JIPE DA FIAT

A grande novidade da Fiat é o utilitário 500X, que divide plataforma com o Renegade. Algumas unidades do modelo italiano estão em teste no Brasil, mas a empresa ainda não confirmou se o modelo também será produzido em Pernambuco.

Também desembarcam no Brasil no ano que vem o Land Rover Discovery Sport e o Jaguar XE, modelos que chegam como importados ao salão paulista antes de se tornarem os primeiros automóveis da empresa a serem produzidos na futura fábrica nacional, em Itatiaia (RJ).

A Suzuki deverá trazer o novo Vitara, mas ainda não há data prevista para sua chegada às lojas brasileiras. O utilitário está bem mais equipado e pode ser configurado de acordo com o gosto do cliente. É possível, por exemplo, escolher uma cor para o teto e outra para o resto da carroceria.

Do grupo Volkswagen, chega no Brasil o Porsche Cayenne reestilizado, a nova geração do Audi TT (o TTS Roadster, novidade em Paris, ainda é dúvida) e o novo Passat. Esse último tem uma versão híbrida exibida no salão.

Outra marca alemã que não para de incrementar sua gama brasileira é a Mercedes-Benz, que já marcou até data para os próximos lançamentos no Brasil: o superesportivo AMG GT chega entre abril e maio, o reestilizado

Classe B desembarca dentro do primeiro trimestre e o sedã esportivo Classe C AMG estreia no fim do primeiro semestre.

Viagem a convite da Anfavea

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag