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09/10/2014 - 07h00

Peugeot 2008 nacional será mais 'pelado'

RODRIGO MORA
ENVIADO A PARIS

Principal estrela da Peugeot no Salão do Automóvel de São Paulo, o 2008 promete ser um dos personagens centrais do segmento de SUVs urbanos a partir do início de 2015, quando ganhará as ruas como produto nacional.

Isso porque o crossover faz parte de um segmento que subverte o bordão de uma antiga propaganda de refrigerante: "imagem não é nada, sede é tudo". Aqui, imagem é prioridade, enquanto a sede por mais espaço interno está em segundo plano.

Basta comparar a capacidade do porta-malas dos modelos mais emblemáticos do segmento -Ford EcoSport, Renault Duster e Chevrolet Tracker -com seus pares de plataforma: os SUVs carregam mais do que os hatches, porém menos do que os respectivos sedãs.

Divulgação
Compacto, Peugeot 2008 chegará às lojas brasileiras no início de 2015
Compacto, Peugeot 2008 chegará às lojas brasileiras no início de 2015

A Folha avaliou o 2008 por 1.700 km, dominados por estradas de asfalto impecável.

Além da conclusão de que o crossover francês reúne qualidades essenciais ante tropeços aceitáveis (como o sistema de entretenimento não muito intuitivo), fica a dúvida sobre o que estará disponível no brasileiro.

Uma fonte ligada à marca confirmou que a alavanca do freio de mão em formato de manche será mantida, enquanto os LEDs que contornam o painel ficarão de fora.

Outro supérfluo descartado -que contaria pontos num segmento que venera estilo- são as ranhuras internas do teto, que acendem junto com as luzes do carro.

O que não tem como ser retirado do modelo a ser produzido no Brasil é o acabamento interno de encaixes e materiais dignos, o bom espaço na cabine (melhor na frente) e a agradável dirigibilidade.

O motor 1.6 de 120 cv é adequado às intenções do modelo, que propõe uma condução prazerosa, embora longe de ser esportiva.

O câmbio manual de cinco marchas facilitou a viagem. Seus engates são mais precisos e macios do que os do 208, embora igualmente longos.

Contra o 2008 há o fato de o modelo brasileiro chegar primeiramente com câmbio automático de quatro marchas, deixando a caixa Aisin de seis velocidades para um segundo momento.

É certo que o 2008 será sucesso de crítica, mas resta saber se agradará ao público. Estrear no Brasil quase na mesma época de Jeep Renegade, Renault Captur e Honda HR-V exigirá muito trabalho de marketing por parte da marca francesa.

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Crossover estará no Salão de São Paulo, mas sem acesso ao interior
Crossover estará no Salão de São Paulo, mas sem acesso ao interior

Viagem a convite da Anfavea

 

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