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12/10/2014 - 02h15

Yamaha inicia produção nacional da MT-09, que chega partindo de R$ 35.990

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após um ano de sua chegada ao exterior, a Yamaha MT-09 começa a ser montada em Manaus (AM) e vendida por R$ 35.990 na cor cinza fosco. Quem quiser um modelo pintado de roxo ou laranja metálico, terá de pagar R$ 600 a mais. De quebra, levará bengalas douradas na suspensão dianteira.

Além do design arrojado, a moto estreia o novo motor 850 da marca japonesa, de três cilindros em linha.

Com uma proposta de uso versátil, a Yamaha espera vender 100 unidades da MT ao mês. Suas principais rivais são a Triumph Street Triple 675 (R$ 32.490 e 85 cv), a Suzuki GSR 750 (R$ 34,9 mil e 106 cv) e a Kawasaki Z800 (R$ 37 mil e 113 cv).

Divulgação
Yamaha MT-09 tem visual intimidador, mas pode ser dócil no uso diário
Yamaha MT-09 tem visual intimidador, mas pode ser dócil no uso diário

LUTADORA DE RUA

Por contar com uma mecânica compacta, além de extenso uso de alumínio (no quadro, na curta balança traseira e no guidão), a MT pesa enxutos 191 kg.

Isso, aliado aos 116 cv e 8,92 kgfm de torque máximo, dão à Yamaha um desempenho próximo ao das "nakeds" de 1.000 cm³.

Apesar de a sigla MT (Master of Torque) parecer presunçosa, realmente não falta força à moto, que responde vigorosa desde baixas rotações. A partir de 4.000 rpm, o giro sobe rápido. No entanto, ao rodar sem pressa, a moto é amigável e não assusta.

Refrigerado a água, o motor usa cabeçote com dois comandos para as doze válvulas e "urra" bonito pelo escape curto, de aço inoxidável.

Apesar do número ímpar de cilindros, o funcionamento é suave e em harmonia com o câmbio de seis marchas, que se mostrou preciso.

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Yamaha MT-09 tem visual intimidador, mas pode ser dócil no uso diário
Preço de R$ 35.990 está acima do cobrado pelas rivais

PILOTAGEM ERETA
A ergonomia impressiona: com a combinação de guidão largo e assento a 81,5 cm do solo, até os mais baixos se acomodam facilmente. A posição de pilotagem é ereta e permite controle preciso da motocicleta.

Seu maior pênalti é o preço cerca de R$ 3 mil acima do esperado. Na Europa, essa Yamaha custa o equivalente a R$ 30,7 mil.

Para compensar, a nova "naked" traz freios ABS de série, além de três configurações de condução.

Enquanto no modo "A" (o mais arisco) a frente quer erguer nas duas primeiras marchas, no Standard se tem um comportamento bastante linear. O modo "B" é o mais suave, bom para usar no trânsito ou em piso molhado.

Suas suspensões têm bom curso (13,7 cm na frente e 13 cm atrás) e incorporam ajustes de carga. É um conjunto que prima pelo conforto, mas rende uma pisada firme em curvas.

Os freios com dois discos dianteiros de 298 mm e pinças tipo monobloco pedem pouca pressão no manete para a moto perder velocidade. Devido ao sistema ser arisco, o ABS tende a atuar cedo.

Seu acabamento não tem excessos, mas é bem cuidado. O painel deslocado à direita destaca-se no conjunto.

Parecido com um losango, informa a marcha engatada, médias de consumo e temperaturas de água e do ar, além de ter lâmpada que acende em pilotagem econômica, mostrando que o piloto está poupando combustível.

 

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