Publicidade
19/10/2014 - 06h15

Honda lança CB 650F, que tem perfil racional e custa menos que a Hornet

GUILHERME SILVEIRA
ENVIADO ESPECIAL A MOGI GUAÇU

Após uma década no mercado, a CB 600F, mais conhecida como Hornet, para de ser produzida. Ícone de esportividade com seus 102 cv, não conseguiria atender futuras leis de emissões.

Essa lacuna da Honda no segmento de 600 cm³ volta a ser preenchida em novembro, com a chegada dos modelos CB e CBR 650F.

Quem busca mais desempenho ainda tem a CB 1000R, de 125 cv, que será reposicionada em preço. A ideia da marca é vender a naked apenas na versão ABS, ao mesmo valor da extinta versão standard: R$ 40 mil.

Apresentadas no Autódromo Velo Citá, em Mogi Guaçu (a 164 km de São Paulo), as novas Honda estão mais racionais.

O preço baixou junto com a perda de 15 cv: enquanto a Hornet começava em R$ 32,3 mil, a CB 650F parte de R$ 28.990, vai a R$ 31.190 com o freio ABS (ambas na cor preta) e chega a R$ 31.690 com pintura tricolor e ABS.

Divulgação
Estreantes são dóceis, mas mantêm a esportividade
Estreantes são dóceis, mas mantêm a esportividade

Como se perdeu desempenho, itens como chassi de alumínio e suspensões ajustáveis foram deixados de lado. Isso reduz os custos de produção e venda.

O novo chassi de aço apresenta boa rigidez torcional. A suspensão é esportiva sem ser exageradamente dura, mas só a pré-carga da mola traseira é ajustável.

O novo motor quatro cilindros de 649 cm³ entrega desempenho de forma bem linear, com maior torque em baixas rotações. Cerca de 80% da força máxima (6,4 kgfm) é entregue a 4.000 rpm (rotações por minuto), o que evita trocas de marchas constantes. Na Hornet, este valor só aparecia a altos 8.000 rpm, mas a "explosão de adrenalina" era bem mais intensa.

Em outras palavras, é uma motocicleta que atende a quem quer subir de categoria, e ainda assim é divertida de guiar. Em testes de fábrica, a velocidade máxima superou os 220 km/h.

MÁQUINA COMPACTA

A CB se mostrou ágil em desvios de trajetória ou rodando devagar, e parte do mérito se deve ao novo motor, mais compacto. O cabeçote usa dois comandos, e o radiador de água é maior.

Para aumentar de volume, os pistões têm curso 3,5 mm maior. A suavidade desse propulsor é típica dos quatro cilindros em linha, e apenas em marcha lenta nota-se certa vibração.

Destaque para a embreagem suave e para a transmissão macia e certeira em engates. A caixa traz as três primeiras marchas mais curtas e as três últimas alongadas, de modo a atingir 100 km/h a 4.800 rpm, em 6ª marcha.

Por ter comportamento mais brando em comparação à antecessora, a CB 650 deve agradar em viagens tanto pela elasticidade do motor quanto pela autonomia proporcionada pelo tanque de 17,3 litros.

CARENADA, CBR 650F CUSTA R$30.690

No uso constante, o guidão alto da versão "naked" colabora para uma condução confortável da moto, assim como o banco de espuma densa e boa largura.

Na versão "R", carenada e com semi-guidões, a pilotagem é mais esportiva. O espaço do garupa é restrito em ambas, por conta da traseira curta, e o revestimento do assento poderia ser mais nobre.

O design não deve à antecessora. Tem porte compacto e forte, além de LEDs nas luzes de posição do farol e na lanterna. A balança traseira é de alumínio, e o coletor de escape enche os olhos com seus canos sobrepostos -que remetem à saudosa CB 400 Four dos anos 1970.

Agradam as combinações entre cores e grafismos na "naked", com rodas douradas na tricolor e adesivos vermelhos no modelo pintado de preto. Na CBR há o branco ou vermelho, sem adesivo algum. Esta versão com apelo esportivo custará R$ 30.690 e R$ 32.890 com freios ABS.

O painel com duplo visor digital prima pela discrição extrema, mas é completo e indica funções como consumo e nível de combustível. Já o botão da buzina com acionamento invertido -deve-se empurrá-lo para direita- é pouco intuitivo.

Atual e um tanto racional, a CB 650F quer manter o reinado de vendas da Hornet, com entre 5.500 e 6.000 emplacamentos ao ano, sendo 80% para a versão "naked". Uma das táticas para chegar a esse patamar é oferecer um seguro com perfil fixo, a um valor anual abaixo de R$ 4 mil.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag