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19/10/2014 - 06h20

Lifan 530 estreia no Brasil por R$ 39 mil

JOSIAS SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após lançar o SUV X60 e o minitruck Foison, a Lifan entra no mercado dos sedãs pequenos que, segundo executivos da empresa, "continua crescendo, mesmo com as quedas de vendas no Brasil".

Sua mira aponta para Fiat Siena, Toyota Etios, VW Voyage e companhia, mas seu concorrente de fato é outro chinês, o J3 Turin. Assim como a JAC, a Lifan aposta em um carro bastante completo que, na sua versão de topo (Talent, de R$ 41 mil) traz até câmera de ré. Há também GPS e outros recursos para conectividade, acessados por uma tela sensível de sete polegadas.

A versão mais simples, também bastante equipada, custa R$ 39 mil. O único pacote de opcionais, apenas para o Talent, acrescenta bancos de couro (meio a meio, sintético e natural) e luzes diurnas de LEDs (DRL em inglês) por mais R$ 1,5 mil.

Divulgação
Chinês tem motor 1.5 de desempenho modesto e LEDs na versão top, de R$ 41 mil
Chinês tem motor 1.5 de desempenho modesto e LEDs na versão top, de R$ 41 mil

POR DENTRO DO 530

Além do visual moderninho, o interior mostra alguma ergonomia, com regulagens de altura do banco do motorista e do volante. Os materiais de acabamento deixam a desejar, principalmente a qualidade e os encaixes dos plásticos internos.

Contudo, quatro adultos se acomodam com conforto graças aos 2,55m de entre-eixos.

O motor 1.5, um pouco ruidoso, exibe boa potência (103 cv a 6.000 rpm), mas não é flex como o do JAC.

Além disso, mesmo com comando de admissão variável (VVT), o modesto torque só aparece em rotações mais elevadas (13,6 kgfm entre 3.500 e 4500 rpm), prejudicando a aceleração.

Mesmo sendo agradável de conduzir, o rendimento do motor é bem modesto -ainda mais se o Lifan 530 carregar vários passageiros e lotar os 475 litros do porta-malas.

Para contornar a desconfiança dos consumidores, a Lifan também se inspirou nas estratégias da JAC. O 530 oferece garantia de cinco anos e as revisões têm preço fixo. Segundo a empresa, até os 50.000 km se gastará apenas R$ 1.529,70 em manutenção.

Outras vantagens de se ter um "china": o seguro não deve ser alto e o índice de furtos é baixo.

Divulgação
Sem refinamentos, cabine tem no espaço traseiro e na tela de 7 polegadas seus trunfos
Sem refinamentos, cabine tem no espaço traseiro e na tela de 7 polegadas seus trunfos
 

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