Publicidade
02/11/2014 - 06h00

Lavar o automóvel em casa vira desafio

RODRIGO LARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Antes dessa falta de água, eu lavava meu carro e meu scooter a cada 15 dias, normalmente aos domingos. Quando não lavava o exterior, ao menos fazia uma limpeza interna", conta Ana Paula Fernandes, 29, supervisora de logística.

Ela é uma entre tantos motoristas que gostam de cuidar pessoalmente da limpeza do carro, mas viram o hobby virar um problema.

Ana Paula chegou a comprar kits específicos para a limpeza automotiva, além de um compressor de água e um aspirador de pó.

"Ao utilizar o compressor, notei que gastava menos água, comparando com a época em que usava uma mangueira", avalia.

Por fim, ela abriu mão do ritual de fim de semana, ou pelo menos de parte dele. "Hoje praticamente só limpo o interior do Celta. Acabo utilizando mais a motocicleta no dia a dia e, com a falta de água, deixo o carro ficar sujo mesmo. Só tenho lavado quando ele está realmente imundo".

Quando a limpeza torna-se inevitável, a solução é utilizar um balde, e não água corrente. Mas como nada é tão simples assim, limpar um veículo que está coberto por uma camada de sujeira espessa sem deixar a água jorrar pela torneira exige cuidados para que não não ocorram danos à pintura.

"Não se deve utilizar estopas, panos que não estejam limpos nem esponjas ásperas ou grossas para a limpar a carroceria", diz Luiz Claudio Costa, gerente geral para repintura automotiva da PPG Industries, empresa especializada em tintas.

LUGAR CERTO

É importante observar também o local no qual a lavagem é feita. "O ideal é evitar ambientes abertos, expostos a pó, terra e sol", afirma Costa. O mesmo vale para a secagem do carro.

Metódica, Ana Paula diz que sabe cuidar da pintura do seu veículo e sempre segue os mesmos passos durante o processo de limpeza.

"Começo pelo teto, depois vou para a frente, laterais e traseira. A limpeza dos vidros é com jornal. Depois cuido da parte interna, aspirando os tapetes. Por fim vai o 'pretinho' nos pneus".

Independentemente do tipo de limpeza ou do intervalo entre elas, o proprietário do carro deve sempre observar o que está grudado à lataria. Impurezas como pó não causam danos à pintura, mas há outros tipos de sujeira que podem atacar o verniz e, em alguns casos, gerar danos permanentes.

"Não existe um tempo mínimo ou máximo entre cada lavagem. Mas fezes de pássaros, graxas, óleos, sujeiras alcalinas ou ácidas, seiva de árvores, entre outros, podem causar danos mais sérios.

Dependendo do caso, apenas um trabalho profissional de embelezamento automotivo poderá recuperar a qualidade da pintura", diz Costa.

Uma solução para ampliar o intervalo entre as lavagens e economizar água é a aplicação de cera automotiva. Há diversos produtos à base de carnaúba que dificultam a aderência de partículas de sujeira à lataria, e são facilmente encontrados em lojas de acessórios ou supermercados, com preços por volta de R$ 20 (embalagem de 250 ml).

"Elas protegem a pintura e melhoram seu brilho", diz Costa, que recomenda uma orientação prévia sobre o tipo de acabamento que se deseja dar à pintura antes de iniciar o trabalho na garagem.

Outra recomendação é utilizar xampús específicos para a limpeza da lataria, também facilmente encontrados no mercado.

Substâncias como querosene devem ser descartadas, pois há risco de danificarem a pintura.

PROFISSIONAIS

Nos estabelecimentos especializados em lavagem, a solução é se adaptar para não perder os consumidores mais conscientes.

"Antes dessa falta de água, nós lavávamos cerca de 500 carros ao mês. Esse número caiu para uns 300. Vários clientes dizem que só deixam para lavar o automóvel quando ele realmente está muito sujo", conta Alex Gimenes Alves, dono do lava-rápido Duda Carwash, na Zona Norte da cidade.

Como alternativa, Alves diz está experimentando um kit para lavagem a seco e investindo em equipamentos.

"Vendi meu carro para comprar uma máquina capaz de lavar carros com vapor. Sairá por cerca de R$ 13 mil.

Vai apertar as contas de início, mas será possível lavar com mais rapidez usando só 13 litros de água para limpar 30 veículos. Seremos os primeiros a oferecer o serviço aqui, isso deve acelerar a recuperação do investimento", diz.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag