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01/11/2014 - 02h00

Montadoras guardam mudanças discretas para agradar ao público

DE SÃO PAULO

Não há crise que faça a indústria automotiva reduzir o volume de lançamentos ano a ano, e há uma explicação para esse comportamento. Para crescer, é preciso atrair o público com produtos novos, mesmo que esses tragam apenas diferenças discretas em relação ao anterior.

O Salão de São Paulo, que está aberto ao público até o dia 9 de novembro, exibe diversos exemplos disso. Os grandes lançamentos do ano chegaram antes, como o VW Up! e o novo Ford Ka, e as marcas precisam de carros prontos para chegar às lojas. Um evento desse porte não se faz apenas com protótipos e importados caros.

"Apostamos no varejo, é uma briga intensa, carro a carro. O consumidor está com nível baixo de confiança, é importante que haja uma retomada", afirma Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil. A empresa aproveita o salão para lançar o Cruze 2015, que passou por discretas mudanças.

Maiores novidades ficaram para um futuro não muito distante. Chamorro confirmou no salão que os R$ 6,5 bilhões que serão investidos até 2018 também serão destinados ao desenvolvimento de novos produtos. Um deles é o novo compacto global da marca.

VOLUME

A confiança do consumidor também preocupa a BMW. A empresa acaba de iniciar a produção do sedã Série 3 em Araquari (SC) e precisa de volume para justificar o investimento.

"Tudo dependerá das medidas que serão tomadas para a economia crescer. Isso influenciará, a curto prazo, apenas na confiança das pessoas, e não deverá, necessariamente, trazer impactos econômicos imediatos. É o nível menor ou maior de confiança que marcará a dinâmica de crescimento em 2015", disse o presidente da marca alemã no Brasil, Arturo Piñero.

Se há preocupação com a falta de ânimo da clientela, as fabricantes investem em opções com chances de fazer sucesso imediato. No segmento de entrada, por exemplo, a VW apresenta o Cross Up!, versão de estilo fora-de-estrada do compacto da marca.

O modelo custará a partir de R$ 38 mil. O motor também é 1.0, como na versão original, e ele é oferecido apenas na versão quatro portas. Seus apliques plásticos são as maiores diferenças visuais.

A Renault segue o caminho da renovação e apresenta duas novidades que já estão à disposição do consumidor: o novo Sandero Stepway (R$ 48,6 mil) e o Fluence 2015, que ganha sistema multimídia sensível ao toque e custa a partir de R$ 66.890.

 

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