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01/11/2014 - 02h00

Década de 1980, 'a mais feia da moda', ganha ar de vedete

ANDY SHARMAN
DO "FINANCIAL TIMES"

Os anos 1980 são muitas vezes recordados como a década mais feia da moda, mas estão de volta quando o assunto são os carros esporte.

Modelos colecionáveis como a Ferrari 308 que Tom Selleck dirigia na série de TV "Magnum" estão subindo rapidamente de valor, com a chegada de uma nova geração de compradores ao mercado de carros clássicos.

Os preços médios para os modelos com carroceria em formato de cunha, como o Lamborghini Countach, duplicaram ou triplicaram nos últimos 12 meses ou pouco mais, dos dois lados do Atlântico. Mesmo um modesto Ford Capri Mk 3 subiu mais de 80%, de acordo com o mais recente guia da preços da Hagerty International, seguradora de carros clássicos.

"O mercado está vendo um forte caso da 'síndrome do pôster' -meninos que tinham pôsteres de carros nas paredes de seus quartos agora têm dinheiro para comprá-los", diz Ian Fletcher, analista da IHS Automotive.

O guia trimestral de preços da Hagerty -que se baseia em preços de leilão, vendas privadas e vendas dos comerciantes de carros clássicos- reporta altas fortes nos preços dos carros esportes dos anos 1980, muitos dos quais na verdade projetados e lançados na metade dos 1970.

Um Lamborghini Countach LP400S, conhecida por seu capô dianteiro muito inclinado e pelas dramáticas portas em tesoura, agora vale em média o equivalente a R$ 802 mil -190% acima do preço registrado em 2013, no Reino Unido, e 200% acima do preço de 2013 nos EUA. Edições da Ferrari 308 dos anos 80 encareceram de 160% a 220% no Reino Unido.

JAMES BOND

Um Lotus Esprit que se convertia em submarino e navegava sob o mar em "O Espião que Me Amava", filme de James Bond de 1977, foi oferecido no eBay por US$ 1 milhão -preço semelhante ao que Elon Musk, presidente-executivo da montadora de carros elétricos Tesla, pagou por um modelo desse tipo em 2013.

Nos últimos cinco anos, os carros clássicos vêm recebendo muita atenção como classe emergente de ativos. O índice Hagerty de 25 carros clássicos subiu mais de 200% de 2009 para cá, superando investimentos em ativos mais convencionais, como o ouro.

Os carros dos anos 1980 não são tecnicamente considerados "clássicos" -termo reservado, no Reino Unido, a carros construídos antes de 1974 e isentos de impostos sobre a propriedade de veículos. Mas a Hagerty diz que o Countach é um "clássico emergente". Um Countach 1982, de um branco imaculado, causou espanto nos mercados de leilão em junho ao atingir o equivalente a R$ 1,275 milhão -quase o dobro do estimado.

A venda reforça a esperança de que os supercarros mais incomuns comecem em breve a obter preços parecidos com os das Ferraris, que atraem fortes somas por causa de sua produção limitada.

Fletcher disse que os colecionadores provavelmente esperam obter retornos semelhantes aos conquistados recentemente por clássicos dos anos 1950 e 1960.
Max Warburton, analista, proprietário e entusiasta de carros esporte dos anos 1980, disse que os preços desses veículos estão sendo inflados pelo fato de serem aqueles que as pessoas viam na TV ou no cinema. "Poucos desses carros têm uma verdadeira herança no automobilismo esportivo. Muitos foram construídos em grande número. Mas ainda são o que homens na casa dos 40 anos gostam de comprar e celebrar."

Tradução de PAULO MIGLIACCI

 

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