Vendas de carros se recuperam em outubro
EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"
As vendas de carros de passeio e comerciais leves tiveram leve reação em outubro, confirmando as expectativas do setor. O mês passado foi o segundo melhor do ano para o comércio de veículos.
De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram licenciadas 291.412 unidades no período –crescimento de 3,1% na comparação com setembro. O resultado só fica atrás dos 299,8 mil licenciamentos registrados em janeiro.
Contudo, na comparação com outubro de 2013, o último mês registrou redução de 6,7% nas vendas, o que confirma a tendência de queda no ano. Segundo os dados da entidade que representa os distribuidores, a redução nos licenciamentos de autos de passeio e comerciais leves no acumulado do ano é de 8,9%.
As vendas diárias também registraram melhora. A Folha apurou que a média chegou a 13 mil unidades/dia, com pico de 20,5 mil licenciamentos no dia 30 de outubro.
Para o presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti, já é percebido um movimento de antecipação nas compras devido à proximidade do fim do ano e do período de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Caso não haja mudança nas regras, a alíquota sobre carros flex com motor até 1.0 passaria de 3% para 7% em janeiro de 2015, por exemplo.
As montadoras já fazem cálculos que consideram a elevação da tarifa. "Trabalhamos com projeções que incluem a alta do IPI em 2015 e acreditamos que o mercado manterá os mesmos números deste ano", disse Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford na América do Sul, em entrevista no Salão de São Paulo.
A leve retomada também pode ser atribuída a medidas que estimulam a concessão de crédito, anunciadas pelo governo no fim de agosto. Entre elas está a facilitação na retomada de bens de consumidores inadimplentes, que aguarda sanção presidencial.
Com 16.698 unidades comercializadas, o setor de veículos pesados (caminhões e ônibus) obteve crescimento de 12% no mês passado na comparação com setembro, mas queda de 7,5% na comparação com outubro de 2013. No acumulado do ano, o segmento tem redução de 13,1%.
Nesta semana, a Anfavea (associação da indústria) irá divulgar novos dados de produção em 2014. Até setembro, a retração chegava a 16,8%.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade