Concorrente do Waze, TomTom Traffic chega partindo de R$ 899
DE SÃO PAULO
A holandesa TomTom estreou no Brasil nesta quarta-feira (5) o serviço Traffic, que monitora o trânsito em tempo real. O recurso é exclusivo dos aparelhos GO 50 (R$ 899), GO 60 (R$ 1.049), GO 500 (R$ 1.299) e GO 600 (R$ 1.499) –não será possível atualizar modelos antigos com a tecnologia.
Há também a oferta para o sistema operacional iOS: após baixar o software por US$ 24 (R$ 60), o usuário paga uma mensalidade anual de US$ 14 (R$ 35).
Em relação ao modelos de GPS convencionais, os novos TomTom GO trazem ainda imagens dos engarrafamentos ao redor, zoom, detalhes de incidentes, alerta de congestionamento (onde ele começa e onde termina), rota alternativa e quanto tempo falta para chegar ao destino.
Divulgação | ||
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GPS com monitoramento de tráfego, TomTom GO chega partindo de R$ 899 |
TOMTOM TRAFFIC X WAZE
De acordo com Nuno Gomes, vice-presidente para serviços ao consumidor, a diferença para o Waze, um dos mais populares aplicativos de monitoramento de trânsito e que é gratuito, são as fontes de informação.
"Enquanto o Waze é uma rede social, nós temos uma organização de fontes mais ampla e automatizada, como sensores e câmeras nas ruas, informação de autoridades de trânsito e rastreadores", explica.
Um das fontes mais importantes é a captação de informações, de forma anônima, dos usuários de GPS.
Diretora global de Comunicação do Waze, Julie Mosler rebate afirmando que "nenhuma outra companhia faz o que fazemos em tal escala".
Júlio Quintela, gerente de vendas da TomTom, explica que "os usuários de aplicativos como o Waze jamais indicam, por exemplo, quando param em fila dupla para deixar ou apanhar os filhos na escola. Por outro lado, conseguimos esse tipo de informação automaticamente do próprio GPS, e assim sabemos que determinada rua, em determinados horários, sempre estará congestionada".
Segundo Quintela, 90% das incidências de trânsito ocorrem nos mesmos dias.
O próximo passo será instalar o recurso de monitoramento de trânsito em sistemas multimídia disponíveis como acessórios de veículos. Isso deve ocorrer em 2015, segundo previsões dos executivos da empresa.
Ainda de acordo com Gomes, o GPS físico ainda será a preferência da maioria dos clientes por, aproximadamente, mais quatro anos.
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