Publicidade
16/11/2014 - 02h15

Honda CG 150 chega à linha 2015 com freios CBS

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A nova Honda CG 150 traz uma inovação que pretende diminuir os acidentes com motos. O modelo mais vendido do Brasil recebeu um sistema combinado de freios.

Seu uso é simples: basta acionar o pedal do freio traseiro para que o disco dianteiro também entre em ação, sem necessidade de se apertar o manete no guidão.

Divulgação
Honda CG 150 ganha freios ABS
Honda CG 150 ganha freios ABS

O sistema é uma novidade em motos de pequena cilindrada, mas já equipava modelos maiores (e mais caros) da marca, como os scooters Lead e PCX 150.

Na prática, o equipamento mostrou-se eficiente e bem modulado.

O sistema traz uma nova pinça de freio independente, com pastilha 30% maior. Em paradas de emergência, mesmo ao frear forte a dianteira, a moto não mostrou tendência de travamento.

Batizado com a sigla CBS, o sistema é equipamento de série nas versões Titan da CG 150, que custam R$ 7.680 (ESD) e R$ 8.180 (EX).

A Honda afirma que o freio "inteligente" chegará gradualmente ao restante das motos de entrada da marca.

Além do CBS, a linha 2015 da Titan recebe novos grafismos e cores.

USO INCORRETO

Segundo pesquisas feitas pela Honda, um dos grandes motivos que leva a acidentes é o fato de muitos motociclistas não saberem usar corretamente os freios.

Como o dianteiro e o traseiro têm acionamento separado nas motos, alguns usuários "escolhem" usar apenas o pedal (que aciona a roda de trás) e assim aumentam a distância necessária para estancar a moto em emergências.

Segundo medições feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia, uma moto a 60 km/h percorrer 38,5 m até parar quando se usa apenas o freio traseiro. Com o CBS, mesmo ao pressionar apenas o pedal do freio traseiro, essa distância cai para 28,5 m.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag