Onix vai bem em teste do Latin NCAP e Lifan 320, sem airbags, é reprovado
DE SÃO PAULO
Avaliado anteriormente pelo LatinNCAP, o Chevrolet Onix foi novamente lançado contra a parede na última rodada de testes da entidade, braço latino-americano do EuroNCAP, órgão europeu que avalia a segurança oferecida nos automóveis.
O hatch manteve as três estrelas em relação à proteção do ocupante adulto e as duas para proteção do passageiro infantil do teste anterior.
A repetição ocorreu por conta da ausência do sistema que avisa o condutor sobre o não afivelamento do cinto de segurança. Com o alerta, o Onix teve sua pontuação máxima elevada de 10,17 para 10,67 pontos.
Divulgação | ||
Chevrolet Onix recebe três estrelas (de cinco possíveis) após teste de colisão frontal do LatinNCAP |
Já o Lifan 320, modelo conhecido por copiar os traços do Mini Cooper, foi reprovado no mesmo teste: das cinco estrelas possíveis para proteção de adultos e crianças - num teste que simula uma colisão frontal a 64 km/h -, o hatch não obteve nenhuma nos dois quesitos.
"Os ferimentos causados na cabeça e no peito do motorista fizeram que o carro obtivesse zero estrela quanto à segurança do ocupante adulto. O 320 também obteve zero estrela quanto à segurança do passageiro-criança", afirma o LatinNCAP.
Fabricado na China e montado no Uruguai, o Lifan 320 não é vendido no mercado brasileiro desde 2011, quando deixou de ser importado de maneira independente.
Em outubro, a Lifan estreou oficialmente no mercado brasileiro e, desde então, nunca comercializou o compacto no país, segundo a assessoria da marca.
Divulgação | ||
Sem airbags e com estrutura "instável", Lifan 320 fica sem estrelas e é reprovado no teste de colisão frontal do LatinNCAP |
SEM AIRBAGS E SEM VOLANTE
O exemplar avaliado pelo LatinNCAP não tinha airbags frontais, e equivale ao modelo vendido no Brasil (hoje encontrado apenas no mercado de usados).
A ausência de airbag, porém, não foi a única falha do modelo.
"A estrutura do 320 foi qualificada como instável, fato que somado ao volante ter se soltado na batida dá motivos para avaliar que a segurança do passageiro adulto não melhoraria mesmo contando com airbags", explica o LatinNCAP.
Ainda de acordo com a assessoria da Lifan no Brasil, o sedã 530 passará "em breve" por testes de colisão. Já o SUV X60 recebeu em agosto do ano passado quatro estrelas nos testes de colisão frontal do C-NCAP, entidade similar ao EuroNCAP na China.
FASE 5
Volkswagen Golf (primeiro a obter nota máxima em proteção para crianças em colisão ), Toyota Corolla,Peugeot 208 e Fiat Palio foram os outros modelos testados na Fase 5 do LatinNCAP.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade