Publicidade
04/12/2014 - 15h34

Onix vai bem em teste do Latin NCAP e Lifan 320, sem airbags, é reprovado

DE SÃO PAULO

Avaliado anteriormente pelo LatinNCAP, o Chevrolet Onix foi novamente lançado contra a parede na última rodada de testes da entidade, braço latino-americano do EuroNCAP, órgão europeu que avalia a segurança oferecida nos automóveis.

O hatch manteve as três estrelas em relação à proteção do ocupante adulto e as duas para proteção do passageiro infantil do teste anterior.

A repetição ocorreu por conta da ausência do sistema que avisa o condutor sobre o não afivelamento do cinto de segurança. Com o alerta, o Onix teve sua pontuação máxima elevada de 10,17 para 10,67 pontos.

Divulgação
Chevrolet Onix recebe três estrelas (de cinco possíveis) após teste de colisão frontal do LatinNCAP
Chevrolet Onix recebe três estrelas (de cinco possíveis) após teste de colisão frontal do LatinNCAP

Já o Lifan 320, modelo conhecido por copiar os traços do Mini Cooper, foi reprovado no mesmo teste: das cinco estrelas possíveis para proteção de adultos e crianças - num teste que simula uma colisão frontal a 64 km/h -, o hatch não obteve nenhuma nos dois quesitos.

"Os ferimentos causados na cabeça e no peito do motorista fizeram que o carro obtivesse zero estrela quanto à segurança do ocupante adulto. O 320 também obteve zero estrela quanto à segurança do passageiro-criança", afirma o LatinNCAP.

Fabricado na China e montado no Uruguai, o Lifan 320 não é vendido no mercado brasileiro desde 2011, quando deixou de ser importado de maneira independente.

Em outubro, a Lifan estreou oficialmente no mercado brasileiro e, desde então, nunca comercializou o compacto no país, segundo a assessoria da marca.

Divulgação
Sem airbags e com estrutura "instável", Lifan 320 fica sem estrelas e é reprovado no teste de colisão frontal do LatinNCAP
Sem airbags e com estrutura "instável", Lifan 320 fica sem estrelas e é reprovado no teste de colisão frontal do LatinNCAP

SEM AIRBAGS E SEM VOLANTE
O exemplar avaliado pelo LatinNCAP não tinha airbags frontais, e equivale ao modelo vendido no Brasil (hoje encontrado apenas no mercado de usados).

A ausência de airbag, porém, não foi a única falha do modelo.

"A estrutura do 320 foi qualificada como instável, fato que somado ao volante ter se soltado na batida dá motivos para avaliar que a segurança do passageiro adulto não melhoraria mesmo contando com airbags", explica o LatinNCAP.

Ainda de acordo com a assessoria da Lifan no Brasil, o sedã 530 passará "em breve" por testes de colisão. Já o SUV X60 recebeu em agosto do ano passado quatro estrelas nos testes de colisão frontal do C-NCAP, entidade similar ao EuroNCAP na China.

FASE 5
Volkswagen Golf (primeiro a obter nota máxima em proteção para crianças em colisão ), Toyota Corolla,Peugeot 208 e Fiat Palio foram os outros modelos testados na Fase 5 do LatinNCAP.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag