Publicidade
14/12/2014 - 02h01

VW Up! foi o melhor entre os populares no Ranking Folha-Mauá 2014

DE SÃO PAULO

Alessandro Shinoda/Folhapress
Volkswagen Up! venceu seis das oito categorias que participou
Volkswagen Up! venceu seis das oito categorias que participou
Editoria de Arte/Folhapress

O Volkswagen Up! teve um começo tímido no mercado brasileiro e, aos poucos, vai crescendo em vendas. Assumir a liderança no mercado nacional é um sonho (muito) distante para o compacto, mas, no ranking desse ano, nenhum outro popular foi capaz de superá-lo.

Com motor 1.0 de três cilindros (82 cv), o pequeno VW foi o primeiro colocado em seis das oito categorias das quais participou. Em duas medições de consumo (urbano com gasolina e rodoviário com etanol), a façanha foi ainda maior: o compacto ocupou todas as posições do pódio, em diferentes versões avaliadas.

Ao cumprir a prova de aceleração de zero a 100 km/h em 13,5 segundos (etanol), o VW andou junto com o Fiat Uno 1.4 Evolution (13,4s) e chegou muito perto do hatch médio Focus 1.6 (13,1s).

Em novembro, o Up! teve 5.283 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave (federação das distribuidoras de veículos). No mesmo período, o recém-lançado Ka hatch registrou 10.748 licenciamentos, apesar de ter preço inicial superior.

Na pista, a versão 1.0 do compacto da Ford (85 cv) fez o melhor consumo urbano com etanol entre os populares, e perdeu por pouco para o Palio Fire na média rodoviária com gasolina.

SEDÃS MÉDIOS

Em 2013, o segmento dos sedãs médios foi dominado por modelos com motor turbo a gasolina. Agora, versões flex foram a maioria entre os carros testados e obtiveram bons resultados.

Um dos destaques foi o Hyundai Elantra, melhor colocado nas provas de aceleração e retomada com etanol. No quesito consumo, o Corolla GLI equipado com câmbio CVT esteve à frente. O médio da Toyota só não levou o primeiro lugar na medição do consumo rodoviário com gasolina, item em que o chinês Geely EC7 (câmbio manual) dividiu o posto com o sedã sul-coreano.

Por ter ficado um pouco maior que antes e ter versão automática com preço acima de R$ 60 mil, o Honda City foi promovido a sedã médio. Suas melhores marcas foram obtidas nas medições de consumo urbano com etanol e com gasolina, onde conquistou um segundo e um terceiro lugares, respectivamente.

Mal em vendas, o Peugeot 408 voltou à pista na versão 1.6 THP, sendo o único turbinado da categoria a passar pelas medições em 2014. Como era esperado, o sedã francês obteve os melhores resultados em aceleração e retomada com gasolina.

A briga promete ser boa em 2015, quando a versão turbo flex do Citroën C4 Lounge participará do ranking, bem como a nova geração do Volkswagen Jetta 2.0 TSI.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag