Publicidade
26/12/2014 - 20h37

Saiba mais sobre o carro inteligente do Google

DE SÃO PAULO

O Google revelou, na California, o protótipo de seu carro autônomo. O modelo apresentado é bastante semelhante à maquete revelada no último mês de maio.

Reprodução/Google
Projeto de carro autônomo vem sendo desenvolvido desde 2008.
Projeto de carro autônomo vem sendo desenvolvido desde 2008.

As pesquisas para o desenvolvimento de um carro que se dirige sozinho começaram em 2008, quando um engenheiro da companhia, Sebastian Thron, sugeriu a ideia a alguns executivos. "Teríamos um grande problema de ficção científica, algo que impactaria a vida de milhões de pessoas no mundo inteiro, e este é o tipo de problema que o Google gosta de resolver", diz Chris Urmson, diretor do projeto.

Em 2009 o Google adaptou um Toyota Prius para testar a tecnologia de auto-condução pelas rodovias da California. Em 2012, depois de experiências bem sucedidas nas estradas, a gigante de Montain View resolveu testar a tecnologia em vias urbanas. Para isso, adaptou o SUV Lexus RX450h. Juntos, os dois veículos percorreram mais de 400 mil quilômetros sem acidentes, superando a meta inicial, que era de 161 mil.

Como a ideia não era adaptar carros de outras montadoras, e sim criar uma tecnologia própria, o Google começou a desenhar o modelo que se aproximaria do atual. O primeiro, de carroceria simples e estrutura tubular (ao lado), para comportar os milhares de sensores posicionados ao longo do veículo, começou a ser testado ainda na sede da companhia. Para o protótipo recém apresentado, o Google adaptou uma pista de testes no interior do estado da California.

Reprodução/Google
Primeiro protótipo do carro inteligente do Google foi construído em estrutura tubular
Primeiro protótipo do carro inteligente do Google foi construído em estrutura tubular

O modelo, que ainda não tem nome, tem duas portas e transporta duas pessoas. O formato arredondado, segundo o Google, é o que é esperado dos carros do futuro e foi concebido para que os sensores tenham um campo de visão maior, como explica a engenheira de sistemas do projeto, Jaime Waydo.

Com foco em segurança, o carro possui sensores de longo alcance e um software capaz de projetar todos os obstáculos ao redor do veículo. O sistema é capaz de calcular distância, altura, comprimento, velocidade, deslocamento e até a cor de objetos, permitindo, inclusive, identificar cones de sinalização na pista. Com isso, o carro ganha tempo para se desviar de obstáculos. "Nós queremos um carro com os melhores aspectos de um motorista humano. Nosso carro deve ser cortês e cuidadoso, porque isso faz com que você se sinta seguro como se estivesse com um outro motorista", diz Chris Urmson.

Não há, no entanto, previsão de operações comerciais para este veículo.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag