Publicidade
04/01/2015 - 02h01

Setor automotivo aposta em lançamentos para voltar a crescer em 2015

DE SÃO PAULO

Há um fator que pode reverter as expectativas negativas para o setor automotivo em 2015: os lançamentos. O ano terá muitas novidades.

Os destaques serão os utilitários compactos de apelo urbano. A Honda foi rápida no desenvolvimento do crossover HR-V, que chega às lojas entre março e abril. Logo depois virá o Jeep Renegade, com versões flex ou a diesel. Em maio ou junho, a Peugeot lançará o 2008.

Com tantas novidades, os veteranos do segmento precisarão de mudanças para manter o pique em vendas. A Renault terá um Duster renovado e mais equipado -com direito a controlador de velocidade de cruzeiro e nova central multimídia.

FOCO NO FOCUS

A Ford também trabalha para atualizar o EcoSport, mas seu passo mais importante no ano será o lançamento do novo Focus. As versões hatch e sedã deverão estrear no Salão de Buenos Aires, em junho. Os motores atuais serão mantidos, e as mudanças são mais extensas no interior, que recebe novo painel e um sistema de entretenimento com tela sensível ao toque.

Por fora, a frente irá se alinhar a New Fiesta e Fusion, reforçando a identidade da marca norte-americana.

Será um movimento importante da Ford, pois outros médios também mudarão. Um deles é o Volkswagen Jetta, que passa a ser montado em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) com alterações visuais.

As novidades entre importados de luxo antecipam versões nacionais. Um exemplo é o novo Land Rover Discovery, que futuramente será produzido em Itatiaia (RJ).

O novo utilitário de origem inglesa não irá aposentar o Discovery 4 atual, mas, sim, o Freelander. Sua plataforma é nova e versátil a ponto de permitir também a construção de um sedã, como o Jaguar XE.

Ligando os pontos, conclui-se que o luxuoso XE será um dos modelos do grupo Jaguar Land Rover produzidos na futura fábrica brasileira, a partir de 2016.

Outro estreante que primeiro será importado para depois ganhar cidadania nacional é a versão quatro portas do Mini. Mais espaçoso que a única opção atual (duas portas), o hatch estreia em breve com motores 1.5 e 2.0, ambos turbo. A produção local deve começar em 2016, na fábrica da BMW em Araquari (SC).

A mesma unidade poderá produzir também o Active Tourer, um BMW de tração dianteira feito para famílias. Sua chegada como importado ao Brasil acontece em 2015, para concorrer com o Mercedes Classe B no pequeno segmento das minivans de luxo (preços pouco acima de R$ 100 mil).

O ano terá também algumas novidades que permanecem sob segredo, como a nova geração do VW Gol, a opção esportiva do Renault Sandero (com motor 2.0 flex) e a reestilização do Fiat Palio.

Portanto, haverá novidades em todas as faixas de preço, na expectativa de que 2015 registre algum crescimento sobre 2014.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag