Publicidade
11/01/2015 - 02h05

Feira de tecnologia nos EUA antecipa futuro dos automóveis

DE SÃO PAULO

Não foram supercomputadores, celulares poderosos ou telas de altíssima resolução que se destacaram na CES, considerada a maior feira do mundo de tecnologia, que se encerrou na última sexta-feira (9), em Las Vegas (EUA).

Os carros ganharam mais espaço, com novidades que estarão disponíveis em breve para os consumidores.

Integração com smartphones, controles à distância e carros autônomos são as vedetes do setor automotivo.

A edição 2015 marca, também, a entrada de sistemas operacionais desenvolvidos especialmente para veículos.

Todas as fabricantes presentes na feira, exceto a Ford, apresentaram centrais multimídia "híbridas", capazes de rodar ao mesmo tempo plataformas desenvolvidas pelas rivais Google e Apple.

A montadora norte-americana decidiu apostar em uma plataforma própria, desenvolvida em parceria com a BlackBerry.

O Google, dono do sistema operacional Android Auto, deve lançar em outubro uma versão mais madura da sua plataforma. Em seu ecossistema próprio, o Android Auto dispensará o uso de smartphones, ao contrário das novidades da CES.

Yang Lei/Xinhua
Mercedes-Benz F 015 Luxury in Motion
Mercedes-Benz F 015 Luxury in Motion

A Mercedes-Benz parece ter trazido diretamente de um filme de ficção científica o F 015 Luxury in Motion.

O conceito autônomo tem bancos giratórios que transformam o interior em uma sala de estar. No lugar dos tradicionais revestimentos de plástico ou de tecido, nas paredes do carro há telas sensíveis ao toque.

Movido a hidrogênio, o carro tem a frente formada por LEDs que reproduzem animações e se alternam entre azul e branco para indicar que o carro está sendo autoconduzido ou guiado por um motorista, respectivamente.

Outra tecnologia móvel e vestível bem explorada pelas montadoras são os relógios inteligentes. A novidade que aos poucos vai conquistando os usuários tem aumentado sua presença nos carros.

Hyundai, Volkswagen e BMW apresentaram na CES recursos que podem ser ativados por meio dos smartwatches.

Na marca coreana, estão presentes comandos como travar e destravar portas, dar a partida, piscar os faróis ou localizar o carro num estacionamento pelo GPS. Estará disponível a partir do ano que vem para os modelos Veloster e Elantra GT.

As alemãs vão um pouco além: através dos relógios, é possível dar ordens ao carro para que ele estacione sozinho, basta apenas um comando de voz.

Para apresentar o recurso, a BMW adaptou um i3 (ainda não se sabe se a tecnologia virá de série nos próximos carros ou como opcional).

Na Volkswagen, esse mimo é, por enquanto, exclusividade do e-Golf, versão elétrica do hatch.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag