Publicidade
14/01/2015 - 17h52

Salão de Detroit revela primeiro carro do mundo feito a partir de impressora 3D

JOSIAS SILVEIRA,
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE DETROIT

A ideia parece simples: basta conseguir uma boa (e grande) impressora 3D e fazer seu carro em casa. O Laboratório Nacional de Oak Ridge (no Tennessee, EUA) acabou de provar que isto é possível e mostrou no Salão de Detroit o primeiro carro do mundo feito numa impressora 3D.

Mandel Ngan/AFP
Presidente dos EUA, Barack Obama conhece o primeiro carro do mundo criado a partir de uma impressora 3D
Presidente dos EUA, Barack Obama conhece o primeiro carro do mundo criado a partir de uma impressora 3D

Enquanto alguns tentam confeccionar armas de plástico que poderiam passar pela segurança de aeroportos, os técnicos de Oak Ridge fizeram uma homenagem a um ícone norte-americano e "imprimiram" um Shelby Cobra.

Segundo o laboratório, o carro está equipado com um motor elétrico e pronto para uso - tendo inclusive feito vários testes de rodagem.

Porém, o maior orgulho dos técnicos é o fato de todo o projeto - desde a criação em computador até a impressão das partes, montagem e acabamento - ter sido executado em apenas seis semanas.

O material usado pela impressora 3D foi um composto plástico reforçado com 20% de fibra de carbono, que lembra um papelão ondulado. Até mesmo o chassi foi "impresso", usando várias camadas do "papelão" sobrepostas.

O Cobra foi desenvolvido em sete partes, posteriormente montadas para formar a estrutura e a carroceria, em apenas 24 horas. O custo inicial foi de US$ 80 mil, mas segundo o laboratório os próximos carros serão muito mais baratos, já que o projeto está todo delineado em computador. Ou seja, basta imprimir.

Segundo os projetistas, a maior dificuldade foi encontrar materiais para dar acabamento na superfície e permitir uma pintura de qualidade. Alguns elementos, como partes do painel, foram mantidos "in natura", mostrando o plástico cinza ondulado.

Mesmo sendo uma homenagem a um carro clássico, vários itens foram bem atualizados, caso do painel que traz um tablet com informações sobre velocidade e carga das baterias, por exemplo. A iluminação também é moderna, abusando dos LEDs.

Ainda de acordo com os responsáveis pelo projeto, um dos próximos passos é criar um carro com um motor convencional - talvez o Ford V8 original.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag