Honda NC 750X cresce em cilindrada e preço
GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Ao olhar a crossover da Honda de perto, só dá para notar que se trata da versão 2015 por conta do motor pintado em tom grafite. A principal mudança, contudo, é o que está debaixo da tinta: o propulsor salta de 700 cm³ para 750 cm³.
O preço acompanha a otimização e sobe 5% na versão Standard (R$ 28.990) e 4% quando há ABS (R$ 31,1 mil).
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Honda NC 750X segue com o mesmo desenho básico desde o lançamento, em 2012 |
MAIS DIVERTIDA
Apesar da cilindrada que remete às esportivas 750 Four e CBX 750F, a NC mantém a proposta racional: seu motor de dois cilindros paralelos deriva de um automotivo "cortado ao meio" (no caso, o do Fit) e propõe baixo consumo de gasolina.
Para aumentar de volume, foram adotados pistões mais largos. A medida é a mesma do Fit 1.5 -antes, era do 1.4.
Agora com balanceadores na traseira, o motor refrigerado a líquido está mais suave.
Segundo o gerente de produto Marcos Monteiro, "para suportar o maior desempenho, os discos da embreagem são outros, mais reforçados".
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Com jeito de aventureira e ciclística urbana, crossover da Honda parte de R$ 28.990; com ABS, vai a R$ 31,1 mil |
Avaliada em trecho urbano repleto de subidas, a novidade convenceu: continua dócil, porém, mais vigorosa. É preciso acelerar pouco para alcançar velocidade e andar bem no trânsito.
Quando mais exigida, empolga pelo torque generoso de 6,94 kgfm, bem aproveitado pelas seis marchas longas.
Feito para rodar em baixo giro, como um carro, o motor tem o corte eletrônico de rotação pouco acima de 6.500 rpm. A potência é de 54,8 cv a 6.250 rpm.
A Honda declara velocidade máxima de 174 km/h (contra 167 km/h da anterior) e menor consumo: a média urbana passou de 27,3 km/l para 30,5 km/l.
Com o tanque de 14,1 litros debaixo do banco, a moto tem centro de gravidade baixo e correta distribuição de massas. Ou seja, é bastante ágil diante de seus 209 kg (versão ABS). As rodas aro 17 contribuem para desvios rápidos e agora calçam pneus Pirelli.
Com suspensão de curso longo recalibrada para maior firmeza, a NC continua confortável, mas ganhou em estabilidade e "mergulha" menos a frente em frenagens fortes. Para completar, o manete do freio dianteiro ganhou regulagem de distância.
O sistema de frenagem combinada foi extinto na versão ABS, o que não chega a mudar a resposta em frenagens rápidas. Contudo, percebe-se que houve um corte de custos.
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Motor de 55 cv deixa moto mais vigorosa. Painel completo e conforto são pontos altos, mas faltam cores |
O painel digital passa a incorporar indicador de marcha junto do computador de bordo, que informa também os litros de gasolina já consumidos durante o trajeto.
Mais empolgante que a anterior, a NC 750X se firma como um projeto maduro, em sintonia com tempos atuais de gasolina cara.
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