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01/02/2015 - 02h00

Nissan lança compacto March com motor 1.0 de três cilindros

JOSIAS SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A "profecia" de que todos os fabricantes terão um motor 1.0 três cilindros vem se cumprindo. O Nissan March, hatch compacto produzido em Resende (RJ), é o quinto modelo nacional a adotar este tipo de motor, após o pioneiro Hyundai HB20, os VW Fox e Up! e o novo Ford Ka.

Os objetivos são aumentar a economia de combustível e poluir menos, além de ter peso reduzido em relação a um quatro cilindros.

Divulgação
Nissan March ganha motor 1.0 três cilindros ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Nissan March ganha motor 1.0 três cilindros *DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM*

NACIONALIZADO

Em abril de 2014, quando começou a ser produzido no Brasil (antes vinha do México), o March recebeu pequenas mudanças visuais. O novo motor 1.0, que também é feito na mesma fábrica fluminense, deriva de um 1.2 já usado pela marca na Europa. Não é o mais potente entre os três cilindros já existentes. São 77 cv tanto com gasolina como etanol, com 10 kgfm de torque. O campeão na categoria é o novo Ford Ka (85 cv).

Mesmo assim, o novo motor do March é mais forte que o 1.0 16v de origem Renault usado antes, que rende 74 cv.

As vantagens do novo conjunto mecânico aparecem ao dirigir, já que o torque do novo três cilindros se concentra em baixas rotações, deixando o March agradável. A força disponível parece bem adequada para os cerca de 950 kg do carro.

Em pista plana, mesmo engatando uma quinta marcha a apenas 50 km/h, o motor reage bem e acelera como se fosse um 1.4. Trata-se de um projeto bem atual, com duplo comando no cabeçote (com o de admissão variável), 12 válvulas (quatro por cilindro) e inteiramente construído em alumínio, inclusive o bloco.

Além de ter recebido coletor de admissão longo e de plástico, o novo motor também aposentou o tanquinho para partida a frio, contando com aquecimento do etanol na própria flauta de distribuição de combustível.

Tudo isso se traduz em um carro correto ao acelerador, apesar de o volante com assistência elétrica não ser tão obediente. Nas retas, foi necessário corrigir a trajetória.

CÂMBIO MELHORADO

O câmbio também recebeu mudanças. A quinta marcha foi alongada, e um estranho ruído que se ouvia com a primeira engatada foi eliminado. Segundo a Nissan, a solução foi colocar um novo cabo de comando, pois o anterior transmitia barulhos mecânicos para a cabine.

Os índices de consumo divulgados pela Nissan são coerentes com a proposta de economia: o carro recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem. Por exemplo, a média com etanol na estrada ficou em 12,9 km/l. Em breve, o modelo passará pelo teste Folha-Mauá.

O preço inicial das novas versões 1.0 do Nissan aumentou cerca de R$ 1.600. A opção três cilindros mais simples custa R$ 35.990 e já vem equipada com ar-condicionado e direção elétrica.

O March 1.0 SV chega a R$ 40.990, mas traz acessórios como rodas de liga aro 15 e sistema multimídia com GPS e acesso à internet.

As versões 1.6 16v, que custam a partir de R$ 40.990, também ganharam o sistema de partida a frio que dispensa o tanquinho. A potência chega a 111 cv.

 

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