Honda Civic EXR volta mais equipado e seguro na linha 2016
RODRIGO MORA
DE SÃO PAULO
De "lanterninha" na corrida dos sedãs médios atrás de um bom sistema multimídia (no caso dele, qualquer um que fosse), o Honda Civic passou a dono da opção mais completa no segmento. A novidade chega junto com o resgate da versão EXR 2.0 flex, vendida por R$ 88,4 mil.
Divulgação | ||
Honda Civic EXR 2016 recebe nova grade frontal, rodas reestilizadas e teto solar |
O relançamento da configuração topo de linha leva ao modelo controles de estabilidade e tração e direção elétrica com o recurso "Motion Adaptive Electric Power Steering", que, traduzindo, enrijece a direção em caso de perda de trajetória numa curva, induzindo o condutor a virar o volante para o lado correto e realinhar o carro.
Há também assistente de partida em rampa, que segura o carro antes do arranque.
A versão intermediária LXR 2.0 (R$ 78,4 mil) recebeu os mesmos itens de segurança na linha 2016, mas não traz teto solar nem sistema multimídia. A opção LXS 1.8 flex (a partir de R$ 70,9 mil) não recebeu mudanças.
Divulgação | ||
Nova central multimídia é a mais completa do segmento |
Sem alterações mecânicas, o Civic tem na central multimídia com tela escamoteável de sete polegadas seu principal trunfo para manter-se atualizado diante do arquirrival Toyota Corolla, amplamente reconfigurado em maio do ano passado.
Curiosamente, os modelos de ascendência asiática têm sistemas parecidos, sem qualquer sofisticação estética ou comandos intuitivos. No novo Civic, esses problemas foram resolvidos.
Enquanto alguns sistemas exigem tempo e paciência para concluir o pareamento com o celular do motorista, essa tarefa ocorre de modo quase instantâneo no equipamento adotado pela Honda.
Fornecido pela Garmin, o GPS é fácil de operar e traz um serviço similar ao do popular Waze, que indica a condição do tráfego pelo trajeto selecionado.
A diferença em relação ao aplicativo está na maneira como as informações chegam ao sistema: online no Waze e via rádio no Honda, o que dispensa conexão com a internet.
Depois de estrear no Civic, a nova central multimídia seguirá para o HR-V, o utilitário compacto que será lançado no próximo mês.
VENDAS MODESTAS
As mudanças não farão o Civic vender mais: a Honda espera emplacar 3.000 unidades por mês, montante inferior à média mensal de 4.360 carros em 2014.
O "culpado" é o próprio HR-V, que ocupará parte da capacidade produtiva da planta da Honda em Sumaré (a 118 km de São Paulo).
Divulgação | ||
Honda Civic EXR 2016 |
No fim de 2015, a produção da montadora japonesa se estenderá para a fábrica que está sendo construída em Itirapina (a 212 km de São Paulo). A nova unidade poderá produzir até 120 mil veículos por ano, o que dobrará a capacidade da divisão de automóveis da marca no Brasil.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade