Publicidade
15/02/2015 - 02h00

Honda Civic EXR volta mais equipado e seguro na linha 2016

RODRIGO MORA
DE SÃO PAULO

De "lanterninha" na corrida dos sedãs médios atrás de um bom sistema multimídia (no caso dele, qualquer um que fosse), o Honda Civic passou a dono da opção mais completa no segmento. A novidade chega junto com o resgate da versão EXR 2.0 flex, vendida por R$ 88,4 mil.

Divulgação
Honda Civic EXR 2016 recebe nova grade frontal, rodas reestilizadas e teto solar
Honda Civic EXR 2016 recebe nova grade frontal, rodas reestilizadas e teto solar

O relançamento da configuração topo de linha leva ao modelo controles de estabilidade e tração e direção elétrica com o recurso "Motion Adaptive Electric Power Steering", que, traduzindo, enrijece a direção em caso de perda de trajetória numa curva, induzindo o condutor a virar o volante para o lado correto e realinhar o carro.

Há também assistente de partida em rampa, que segura o carro antes do arranque.

A versão intermediária LXR 2.0 (R$ 78,4 mil) recebeu os mesmos itens de segurança na linha 2016, mas não traz teto solar nem sistema multimídia. A opção LXS 1.8 flex (a partir de R$ 70,9 mil) não recebeu mudanças.

Divulgação
Nova central multimídia é a mais completa do segmento
Nova central multimídia é a mais completa do segmento

Sem alterações mecânicas, o Civic tem na central multimídia com tela escamoteável de sete polegadas seu principal trunfo para manter-se atualizado diante do arquirrival Toyota Corolla, amplamente reconfigurado em maio do ano passado.

Curiosamente, os modelos de ascendência asiática têm sistemas parecidos, sem qualquer sofisticação estética ou comandos intuitivos. No novo Civic, esses problemas foram resolvidos.

Enquanto alguns sistemas exigem tempo e paciência para concluir o pareamento com o celular do motorista, essa tarefa ocorre de modo quase instantâneo no equipamento adotado pela Honda.

Fornecido pela Garmin, o GPS é fácil de operar e traz um serviço similar ao do popular Waze, que indica a condição do tráfego pelo trajeto selecionado.

A diferença em relação ao aplicativo está na maneira como as informações chegam ao sistema: online no Waze e via rádio no Honda, o que dispensa conexão com a internet.

Depois de estrear no Civic, a nova central multimídia seguirá para o HR-V, o utilitário compacto que será lançado no próximo mês.

VENDAS MODESTAS

As mudanças não farão o Civic vender mais: a Honda espera emplacar 3.000 unidades por mês, montante inferior à média mensal de 4.360 carros em 2014.

O "culpado" é o próprio HR-V, que ocupará parte da capacidade produtiva da planta da Honda em Sumaré (a 118 km de São Paulo).

Divulgação
Honda Civic EXR 2016
Honda Civic EXR 2016

No fim de 2015, a produção da montadora japonesa se estenderá para a fábrica que está sendo construída em Itirapina (a 212 km de São Paulo). A nova unidade poderá produzir até 120 mil veículos por ano, o que dobrará a capacidade da divisão de automóveis da marca no Brasil.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag