Volkswagen Jetta muda à espera da versão nacional
EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE 'VEÍCULOS'
Na ficha técnica, as únicas diferenças do novo Jetta em relação ao modelo 2014 são dois centímetros a mais no comprimento e um quilo extra no peso. As mudanças estão concentradas no estilo, e também são discretas.
As alterações mais evidentes estão na traseira, com lanternas à moda Audi A4. Na frente, faróis e grade exigem atenção para detectar onde está o redesenho.
Também não há mudanças mecânicas. No caso da versão Highline avaliada no teste Folha-Mauá, isso é bom.
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Volkswagen Jetta é levemente reestilizado para a linha 2015 |
RÁPIDO, MAS ECONÔMICO
O motor turbinado a gasolina permanece com 211 cv, potência suficiente para garantir a liderança em performance em seu segmento, com exceções feitas aos sedãs médios das marcas premium.
O desempenho vigoroso com gasto contido de gasolina continuam sendo o ponto alto do Jetta topo de linha.
A média de consumo rodoviário ficou em 16,4 km/l, melhor até que a de muitos modelos 1.0, como o Volkswagen Gol (16,2 km/l com gasolina).
O conjunto é complementado pelo bom espaço da cabine, repleta de itens de conforto. A versão Highline vem com forração de couro, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, direção com assistência elétrica, controles de tração e de estabilidade, seis airbags e sistema de som com tela sensível ao toque, bluetooth e oito alto-falantes.
O novo volante de base achatada, o mesmo usado no Golf, é outra das novidades do interior. Há também mostradores redesenhados e um novo acabamento do console central. Contudo, as funções disponíveis são basicamente as mesmas de antes.
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Volkswagen Jetta 2015 |
EM BREVE, NACIONAL
O carro que chegará às lojas no início de abril (os preços ainda não foram divulgados) virá do México como modelo 2015. No segundo semestre, estreará a linha 2016, com produção em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). O visual será o mesmo.
As várias nacionalidades não são problema. O Golf atual, por exemplo, começou vindo da Alemanha, agora é mexicano e, até o fim deste ano, começará a ser fabricado em São José dos Pinhais sem que o mercado valorize mais um ou outro.
Mas, no caso do sedã, haverá diferenças relevantes na motorização.
O Jetta brasileiro terá uma opção 1.4 turbo flex, que deverá substituir aos poucos o 2.0 bicombustível usado hoje nas versões de entrada (a nova Trendline) e na intermediária Comfortline. O que não muda é a Highline, que se manterá no topo da linha e movida a gasolina.
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Volkswagen Jetta 2015 |
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