Nissan Versa amplia time dos carros 1.0 com motor três cilindros
GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Após três anos de nacionalidade mexicana, o Nissan Versa muda e passa a ser produzido em Resende (RJ). Junto com a reestilização, que adota a identidade visual dos sedãs maiores Sentra e Altima, chega o motor 1.0 12V de três cilindros (77 cv) que já equipava o compacto March.
A reestilização é vista nos faróis maiores, na grade frontal em "V" e no para-choque dianteiro mais proeminente.
Divulgação | ||
Novo Nissan Versa foi apresentado em novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo |
Editoria de Arte/Folhapress |
Dentro, as configurações 1.6 passam a ostentar instrumentação em fundo branco, feita por LEDs. A porção central do painel traz acabamento em preto brilhante apenas na nova versão 1.6 Unique, e bem que poderia ter sido agregada às demais.
DIFERENÇAS
Apesar das semelhanças na cabine, o Versa é diferente de seu "irmão" March. A começar pelo excelente espaço no banco traseiro, maior até que o do Sentra. No banco dianteiro, o sedã de entrada da Nissan tem bancos mais ergonômicos que os do hatch.
O sedã compacto passou por ajustes na suspensão (que ficou mais firme) e na direção elétrica. Os dois motores usam corrente metálica e velas com eletrodos de platina, que, segundo a Nissan, podem rodar até 100 mil km sem manutenção.
Na pista de testes, o Versa 1.0 obteve bons números de consumo, chegando à média de 17,2 km/l na estrada (gasolina). O desempenho foi mais tímido, porém adequado ao segmento.
Essa é uma característica comum a todos os 1.0 tricilíndricos avaliados. Os carros andaram melhor que a maior parte das opções com quatro cilindros.
Por exemplo, o aposentado Ford Ka 1.0 Rocam tinha desempenho bem inferior ao do Ford Ka atual, apesar de ser mais leve. A versão hatch vendida hoje é cerca de 2s mais rápida na aceleração de zero a 100 km/h com etanol no tanque.
HORA DE RENOVAR
A chegada dos novos March e Versa torna mais urgente o desenvolvimento de motores 1.0 de três cilindros de outras marcas, como Chevrolet e Fiat. Elas terão as suas opções a partir de 2016.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade