Publicidade
22/03/2015 - 02h00

Nissan Versa amplia time dos carros 1.0 com motor três cilindros

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após três anos de nacionalidade mexicana, o Nissan Versa muda e passa a ser produzido em Resende (RJ). Junto com a reestilização, que adota a identidade visual dos sedãs maiores Sentra e Altima, chega o motor 1.0 12V de três cilindros (77 cv) que já equipava o compacto March.

A reestilização é vista nos faróis maiores, na grade frontal em "V" e no para-choque dianteiro mais proeminente.

Divulgação
Novo Nissan Versa foi apresentado em novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo
Novo Nissan Versa foi apresentado em novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo
Editoria de Arte/Folhapress

Dentro, as configurações 1.6 passam a ostentar instrumentação em fundo branco, feita por LEDs. A porção central do painel traz acabamento em preto brilhante apenas na nova versão 1.6 Unique, e bem que poderia ter sido agregada às demais.

DIFERENÇAS

Apesar das semelhanças na cabine, o Versa é diferente de seu "irmão" March. A começar pelo excelente espaço no banco traseiro, maior até que o do Sentra. No banco dianteiro, o sedã de entrada da Nissan tem bancos mais ergonômicos que os do hatch.

O sedã compacto passou por ajustes na suspensão (que ficou mais firme) e na direção elétrica. Os dois motores usam corrente metálica e velas com eletrodos de platina, que, segundo a Nissan, podem rodar até 100 mil km sem manutenção.

Na pista de testes, o Versa 1.0 obteve bons números de consumo, chegando à média de 17,2 km/l na estrada (gasolina). O desempenho foi mais tímido, porém adequado ao segmento.

Essa é uma característica comum a todos os 1.0 tricilíndricos avaliados. Os carros andaram melhor que a maior parte das opções com quatro cilindros.

Por exemplo, o aposentado Ford Ka 1.0 Rocam tinha desempenho bem inferior ao do Ford Ka atual, apesar de ser mais leve. A versão hatch vendida hoje é cerca de 2s mais rápida na aceleração de zero a 100 km/h com etanol no tanque.

HORA DE RENOVAR

A chegada dos novos March e Versa torna mais urgente o desenvolvimento de motores 1.0 de três cilindros de outras marcas, como Chevrolet e Fiat. Elas terão as suas opções a partir de 2016.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag