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25/03/2015 - 06h00

Novo Rolls-Royce custa R$ 2,9 milhões no Brasil

JOSIAS SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Divulgação
Rolls-Royce Ghost Series II será vendido sob encomenda no Brasil
Rolls-Royce Ghost Series II será vendido sob encomenda no Brasil

Entrar em um Rolls-Royce, como o novo Ghost Series II que agora chega ao Brasil, proporciona uma experiência única. Bem acima do luxo conhecido em carros de grife, os veículos da marca buscam a perfeição a qualquer preço. Nesse caso, cerca de R$ 2,9 milhões.

O revestimento de couro é montado artesanalmente e vem de gado criado especialmente para abastecer a linha de produção na cidade inglesa de Goodwood. A Dama Alada (Spirity of Ecstasy) continua adornando o topo do capô.

O motor V12 biturbo do Ghost II, de "modestos" 6.6 litros (563 cv), vem do BMW Série 7 -a marca alemã é a atual dona da fabricante inglesa.

A razão dos 12 cilindros está na suavidade de funcionamento, pois a atmosfera dentro de um Rolls deve ser sempre especial, sem nenhum rastro de ruído ou vibração.

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Console central do banco traseiro traz controles do sistema de entretenimento e ajustes elétricos dos assentos
Console central do banco traseiro traz controles do sistema de entretenimento e ajustes elétricos dos assentos

CARRO DE ENTRADA

Quem fica admirado com este carro de 5,40 metros de comprimento e mais de duas toneladas (exatos 2.360 kg) deve saber que o Ghost é o modelo mais simples da marca. Mais de 90% desses são dirigidos pelos próprios donos. No caso de modelos mais opulentos, como o Phantom, apenas metade dos proprietários se interessam por assumir o volante.

Os R$ 2.9 milhões são apenas um valor estimado para início de conversa. "Cada Rolls é um Rolls", dizem executivos da marca, já que existem milhares de acabamentos possíveis, misturando materiais, cores e personalizações.

Na única concessionária brasileira, em São Paulo, o comprador escolhe todos os detalhes em uma tela 3D de 65 polegadas e deixa um sinal de cerca de um terço do valor do carro –nesse caso, R$ 1 milhão. No prazo mínimo de seis meses, o modelo escolhido estará no Brasil.

A expectativa da loja é comercializar 10 carros por ano no país. Mundialmente, a marca bateu seu recorde em 2014, vendendo cerca de 4.000 Rolls entre os sete diferentes modelos.

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Painel tem acabamento que combina couro e madeira
Painel tem acabamento que combina couro e madeira

NOVA SÉRIE

Este Ghost remodelado, lançado em outros países em 2014, recebeu um ligeiro facelift e alguns aperfeiçoamentos, tudo vindo de pesquisas com os proprietários. A frente ficou mais encorpada e alta, lanternas e faróis são de LEDs e vieram mais mimos para o conforto interno. É o caso de duas telas sensíveis ao toque para os passageiros do banco de trás.

Há também o sistema de telemetria por satélites (ainda em aperfeiçoamento no Brasil) que prevê o relevo da estrada à frente e já programa as oito marchas do câmbio automático, para que ninguém sinta os engates.

O sistema de som foi aperfeiçoado, contando com 18 alto-falantes, inclusive no teto, e potência de 1.300 watts. O equipamento é da própria Rolls, já que a fábrica diz não ter achado uma fornecedora à altura de seus carros.

Para o motorista, a tela no painel traz GPS que alerta o caminho à frente com "visão noturna". O aparelho mostra pessoas e animais por sensores de calor. Ou seja, o carro enxerga mais que o condutor.

A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h, e a aceleração de zero a 100 km/h ocorre em 4.9 segundos, segundo o fabricante. Falta divulgar o consumo de combustível, mas é provável que o dono de um carro que custa perto de R$ 3 milhões não esteja preocupado com o preço da gasolina.

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Sedã inglês é equipado com motor 6.6 V12 produzido pela BMW
Sedã inglês é equipado com motor 6.6 V12 produzido pela BMW
 

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