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05/04/2015 - 02h00

Porsche Macan entra na lista de SUVs mais rápidos do teste Folha-Mauá

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

Divulgação
Versão Turbo tem motor 3.6 V6 que chega aos 400 cv de potência
Versão Turbo do Porsche Macan tem motor 3.6 V6 que chega aos 400 cv de potência

Em 2002, fotos de um Porsche chafurdando na lama deixaram os fãs mais rígidos da marca de cabelo em pé. O utilitário Cayenne chegava com tração nas quatro rodas e espaço para cinco ocupantes.

Parecia afronta, mas era a salvação. A empresa não poderia viver somente de seus cupês e conversíveis.

Os alemães se deram tão bem que resolveram fazer outro SUV, menor e com apelo mais urbano. O Macan também chegou sob críticas dos puristas, mas passou pela pista como um furacão.

Com aceleração de zero a 100 km/h em 4,8 segundos, tornou-se um dos SUVs mais rápidos já avaliados no teste Folha-Mauá, O Porsche fica atrás somente dos BMW X6M e X5M, que, em 2010, fizeram a prova em 4,6s e 4,7s, respectivamente.

Para ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que 4,8s é o tempo gasto na leitura desta frase.

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Macan é maior do que parece: tem 4,70 metros de comprimento, cerca de 10 cm a mais que um sedã médio
Macan é maior do que parece: tem 4,70 metros de comprimento, cerca de 10 cm a mais que um sedã médio

EMBARQUE FACILITADO

Após abrir a porta, o que se vê é um interior semelhante ao do Panamera. Mas em vez de curva-se para entrar no carro, motorista embarca como se estivesse em uma minivan, sem sacrifício.

A cabine cheira a couro, que é usado em fartas doses nas forrações. O console central é uma profusão de botões enfileirados na vertical. O carona pode ajustar seu ar-condicionado em temperatura e velocidade do vento.

O recurso também está disponível em uma terceira zona independente de refrigeração, no banco traseiro.

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Forração de couro pode fugir do habitual preto
Forração de couro pode fugir do habitual preto

O motor entra em funcionamento com um som grave e distante, abafado pelo isolamento acústico. Com o modo Normal acionado, o Macan segue manso pelo trânsito. Parece um pacato crossover de luxo, como o Mercedes GLK ou o Volvo XC60.

As rodas de 21 polegadas calçadas por grossos pneus (235/55 na frente e 255/50 atrás) suportam bem as depressões do asfalto. É um carro pronto para o uso cotidiano -desde que haja disposição para pagar R$ 519 mil pelo topo da linha Macan.

Na pista, é hora de liberar a função Sport Plus. A suspensão fica mais rígida e o carro torna-se um cão em estado de alerta, pronto para reagir a qualquer estímulo.

As trocas de marchas são precedidas por uma breve elevação das rotações do motor. É uma forma de manter o pique e garantir que o Macan ande não como um utilitário convencional, mas como um Porsche.

Se for preciso atravessar um terreno lamacento, há um botão que eleva a suspensão e ajusta o comportamento da transmissão e da tração integral. Provavelmente, esse será o recurso menos utilizado pelos proprietários.

Como nem um Porsche pode ser perfeito, o espaço no banco traseiro não é dos melhores. Para um carro com 4,70 metros de comprimento e grande porta-malas, poderia haver um pouco mais de folga para as pernas.

Após o teste, ficou provado que os alemães obtiveram sucesso ao criar um utilitário urbano com alma de superesportivo. Aos puristas, fica a dica: deem uma chance ao Macan. Ele é mais Porsche que o Cayenne.

PORSCHE MACAN TURBO
Potência: 400 cv a 6.000 rpm
Torque: 56 kgfm entre 1.350 rpm e 4.500 rpm
Transmissão: Tração integral, câmbio automatizado de dupla embreagem, sete marchas
Porta-malas: 500 litros
Peso: 1.925 kg
0 a 100 km/h: 4,8s
80 a 120 km/h: 3,3s
Consumo: Não aferido
Preço: R$ 519 mil

 

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