Porsche Macan entra na lista de SUVs mais rápidos do teste Folha-Mauá
EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"
Divulgação | ||
Versão Turbo do Porsche Macan tem motor 3.6 V6 que chega aos 400 cv de potência |
Em 2002, fotos de um Porsche chafurdando na lama deixaram os fãs mais rígidos da marca de cabelo em pé. O utilitário Cayenne chegava com tração nas quatro rodas e espaço para cinco ocupantes.
Parecia afronta, mas era a salvação. A empresa não poderia viver somente de seus cupês e conversíveis.
Os alemães se deram tão bem que resolveram fazer outro SUV, menor e com apelo mais urbano. O Macan também chegou sob críticas dos puristas, mas passou pela pista como um furacão.
Com aceleração de zero a 100 km/h em 4,8 segundos, tornou-se um dos SUVs mais rápidos já avaliados no teste Folha-Mauá, O Porsche fica atrás somente dos BMW X6M e X5M, que, em 2010, fizeram a prova em 4,6s e 4,7s, respectivamente.
Para ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que 4,8s é o tempo gasto na leitura desta frase.
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Macan é maior do que parece: tem 4,70 metros de comprimento, cerca de 10 cm a mais que um sedã médio |
EMBARQUE FACILITADO
Após abrir a porta, o que se vê é um interior semelhante ao do Panamera. Mas em vez de curva-se para entrar no carro, motorista embarca como se estivesse em uma minivan, sem sacrifício.
A cabine cheira a couro, que é usado em fartas doses nas forrações. O console central é uma profusão de botões enfileirados na vertical. O carona pode ajustar seu ar-condicionado em temperatura e velocidade do vento.
O recurso também está disponível em uma terceira zona independente de refrigeração, no banco traseiro.
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Forração de couro pode fugir do habitual preto |
O motor entra em funcionamento com um som grave e distante, abafado pelo isolamento acústico. Com o modo Normal acionado, o Macan segue manso pelo trânsito. Parece um pacato crossover de luxo, como o Mercedes GLK ou o Volvo XC60.
As rodas de 21 polegadas calçadas por grossos pneus (235/55 na frente e 255/50 atrás) suportam bem as depressões do asfalto. É um carro pronto para o uso cotidiano -desde que haja disposição para pagar R$ 519 mil pelo topo da linha Macan.
Na pista, é hora de liberar a função Sport Plus. A suspensão fica mais rígida e o carro torna-se um cão em estado de alerta, pronto para reagir a qualquer estímulo.
As trocas de marchas são precedidas por uma breve elevação das rotações do motor. É uma forma de manter o pique e garantir que o Macan ande não como um utilitário convencional, mas como um Porsche.
Se for preciso atravessar um terreno lamacento, há um botão que eleva a suspensão e ajusta o comportamento da transmissão e da tração integral. Provavelmente, esse será o recurso menos utilizado pelos proprietários.
Como nem um Porsche pode ser perfeito, o espaço no banco traseiro não é dos melhores. Para um carro com 4,70 metros de comprimento e grande porta-malas, poderia haver um pouco mais de folga para as pernas.
Após o teste, ficou provado que os alemães obtiveram sucesso ao criar um utilitário urbano com alma de superesportivo. Aos puristas, fica a dica: deem uma chance ao Macan. Ele é mais Porsche que o Cayenne.
PORSCHE MACAN TURBO
Potência: 400 cv a 6.000 rpm
Torque: 56 kgfm entre 1.350 rpm e 4.500 rpm
Transmissão: Tração integral, câmbio automatizado de dupla embreagem, sete marchas
Porta-malas: 500 litros
Peso: 1.925 kg
0 a 100 km/h: 4,8s
80 a 120 km/h: 3,3s
Consumo: Não aferido
Preço: R$ 519 mil
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