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12/04/2015 - 02h00

Carros mais vendidos do mundo passam pelo teste Folha-Mauá

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

Apu Gomes/Folhapress
Carros mais vendidos do mundo em 2014, Toyota Corolla (centro), Ford Focus (à esq.) e VW Golf (à dir.) disputam o mesmo público no Brasil
Carros mais vendidos do mundo em 2014, Toyota Corolla (centro), Ford Focus (à esq.) e VW Golf (à dir.) disputam o mesmo público no Brasil

Em 2014, eles foram parar em 3,2 milhões de garagens. São a síntese do carro global, embora carreguem diferenças de um país para outro. No Brasil, Corolla, Focus e Golf, os carros mais vendidos do mundo em 2014 segundo a consultoria Focus2move, brigam pelo mesmo público.

O mais longevo é o sedã médio da Toyota. A primeira geração foi lançada em 1966, e não tardou a ganhar o planeta. É o número um em vendas, com 1,2 milhão de emplacamentos no ano passado.

A produção nacional começou em 1998, em sua oitava geração. Teve vendas tímidas até 2002, quando foi renovado e relançado ao som de "New Sensation", da banda INXS. Brad Pitt era o garoto-propaganda.

A sorte virou, e o Toyota assumiu a liderança de seu segmento no país, alternando-se no pódio com o Honda Civic.

A geração atual do Corolla estreou no país em 2014. A versão XEI avaliada (R$ 86,9 mil) chegou com pompa para o teste, na cor Vermelho Granada.

A carroceria cheia de vincos transmite modernidade, em contraste com o interior sisudo. Painel e equipamento multimídia são propositadamente simples, para não afastar um público menos afeito a tecnologias.

Tudo é dócil, desde achar a melhor posição até cruzar uma rodovia a 120 km/h. O Corolla não emociona, e também não cansa. Há bancos de fino trato, forrados de couro claro. O espaço é o melhor da categoria, na frente e atrás.

Na pista, seu motor 2.0 flex (154 cv) e o câmbio CVT que simula sete marchas garantiram desempenho acima do esperado. Andou bem e gastou pouco, empatando com o Focus sedã, que tem 24 cv a mais de potência.

Segundo colocado no ranking global de vendas (a conta inclui todas versões disponíveis), o modelo da Ford é o "caçula" da turma: a primeira geração surgiu em 1998.

Sucessor do Escort, chegou a ser vendido com diferentes carrocerias mundo afora.

Hoje, o Focus preserva a mesma identidade em todos os mercados. O modelo vendido nas Américas tem algumas diferenças visuais em relação ao europeu, mas isso será mudado em breve. A nova geração já está chegando aos EUA e, no segundo semestre, estreia no Brasil.

A versão testada, Titanium Plus, é a mais cara desse comparativo (R$ 93,9 mil). O preço é justificado por itens de série como o sistema que mede o tamanho da vaga e assume o controle do volante nas manobras. Ao motorista cabe acelerar, frear e alternar as marchas entre Drive e Ré.

A central multimídia é colorida e fácil de utilizar. Sua interface é bem mais atraente que a do Corolla.

FOCO NO MOTORISTA

O Focus é um carro voltado para o motorista, e não faz muitas concessões aos caronas. O banco traseiro oferece pouco espaço para as pernas, por exemplo.

Sua caixa automatizada de dupla embreagem (seis marchas) dá a impressão de o Ford ser o mais disposto deste comparativo. Mas há um outro rival a ser batido, chamado Volkswagen Golf.

FIEL AO MODELO ORIGINAL

O Golf passou por um período de hibernação. A quinta e a sexta gerações não fizeram o sucesso esperado, e o VW perdeu espaço.

A retomada de território começou em 2012, com a apresentação do modelo atual. As vendas voltaram a crescer, e o hatch fechou 2014 na terceira posição entre os mais emplacados no mundo (952 mil unidades), segundo levantamento feito pela consultoria Focus2move.

O VW que passou pela pista de testes tinha menos potência que os rivais, mas o turbo e o menor peso fizeram a diferença. O Golf 1.4 foi o mais rápido nas provas de aceleração e o que gastou menos gasolina. Contudo, a versão flex só vai estrear com o início da produção em São José dos Pinhais (PR), no segundo semestre. Hoje, é importado do México.

PLATAFORMA

Seu projeto está um passo adiante em seu segmento, pois traz um conceito mais moderno de plataforma. Ela será empregada em mais de 40 modelos de pequeno e médio portes do grupo Volkswagen, o que irá reduzir os custos de produção.

Isso não quer dizer que o preço ao consumidor será menor. O Golf avaliado (versão Comfortline com câmbio automatizado de dupla embreagem) custa a partir de R$ 81,3 mil. Com teto solar, rodas de 17 polegadas e sistema multimídia com GPS, o preço chega a R$ 95.490.

Dos três carros avaliados, o Volks é o mais fiel ao projeto de sua matriz, na Alemanha. Seu motor está em linha com os utilizados na Europa.

O Focus, por exemplo, oferece opções mais modernas que o Duratec em outros mercados. Um deles é o turbinado 1.5 EcoBoost, que pode ter até 180 cv.

O Corolla brasileiro é visualmente idêntico ao europeu, mas não traz alguns itens de segurança disponíveis por lá. As versões nacionais não têm controles de tração ou de estabilidade.

Diante disso, as virtudes do Golf são ressaltadas, e o hatch se sai melhor nesse embate entre campeões de venda. Todos saem de fábrica com sete airbags e sistemas eletrônicos que ajudam a manter o carro sob controle.

Se tais itens forem mantidos nas versões nacionais, o carro tem potencial para subir mais posições no ranking global de vendas.

TOYOTA COROLLA XEI
Potência: 154 cv (e) a 5.800 rpm e 143 cv (g) a 5.600 rpm
Torque: 20,3 kgfm a 4.800 rpm (e) e 19,4 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão: Tração dianteira, câmbio automático CVT, sete marchas
Porta-malas*: 470 litros
Peso: 1.310 kg
0 a 100 km/h: 9,9s (e) e 10,5s (g)
80 a 120 km/h: 6,7s (e) e 7,4 (g)
Consumo urbano: 8,0 km/l (e) e 11,1 km/l (g)
Consumo rodoviário: 12,8 km/l (e) e 15,9 km/l (g)
Preço: R$ 86,9 mil

VOLKSWAGEN GOLF 1.4 TSI COMFORTLINE
Potência: 140 cv a 4.500 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão*: Tração dianteira, câmbio automatizado de dupla embreagem, sete marchas
Porta-malas: 313 litros
Peso: 1.238 kg
0 a 100 km/h: 8,6s
80 a 120 km/h: 6,0s
Consumo urbano: 12,1 km/l
Consumo rodoviário: 17,8 km/l
Preço: R$ 81,9 mil

FORD FOCUS SEDÃ TITANIUM PLUS
Potência: 175 cv (e) e 178 cv (g) a 6.500 rpm
Torque: 22,5 kgfm (e) e 21,5 kgfm a 4.500 rpm
Transmissão: Tração dianteira, câmbio automatizado de dupla embreagem, seis marchas
Porta-malas: 421 litros
Peso: 1.414 kg
0 a 100 km/h: 9,7s (e) e 9,8s (g)
80 a 120 km/h: 6,3s (e) e 6,6 (g)
Consumo urbano: 6,9 km/l (e) e 9,3 km/l (g)
Consumo rodoviário: 11,6 km/l (e) e 15,1 km/l (g)
Preço: R$ 96,9 mil

 

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