Publicidade
12/04/2015 - 02h00

Peugeot lança 2008 e inicia nova fase

RODRIGO MORA
ENVIADO ESPECIAL A SANTO ANDRÉ (BA)

Divulgação
Versão Griffe 1.6 THP, topo de linha do Peugeot 2008, tem motor turbo flex de 173 cv e câmbio manual de seis marchas
Versão Griffe 1.6 THP, topo de linha do Peugeot 2008, tem motor turbo flex de 173 cv e câmbio manual de seis marchas

Bastar checar no site da Peugeot que seu produto de entrada começa em R$ 45.990 para entender que a fabricante francesa não é mais a mesma. Um reposicionamento de marca em curso quer apagar o passado de montadora generalista, que vendia veículos com poucos equipamentos de série e motor 1.0.

Embora essa mudança de rumo esteja em vigor há algum tempo, é a partir do lançamento do 2008 que ela começa oficialmente, segundo Miguel Figari, diretor-geral da empresa.

Se o sedã 508 e o cupê RCZ fracassaram na missão de serem os carros de imagem da Peugeot no Brasil -o primeiro foi descontinuado-, o 2008 retoma a missão com mais potencial.

Com a chegada do novo Peugeot, o segmento de SUVs urbanos revela cinco reais postulantes à liderança. O êxito de cada um vai depender não só do que oferecem como diferenciais, mas também da capilaridade da rede de concessionárias.

A da Peugeot passa por um período de reformulação, e ainda não tem a quantidade de lojas para levar o estreante ao topo nas vendas.

No mais, cada um terá seu trunfo. Só o Jeep Renegade tem motor a diesel e verdadeiras aptidões fora de estrada. O Honda HR-V é talentoso no uso urbano e traz a confiabilidade da marca, enquanto o 2008 tem pacote de equipamentos atraente.

Apesar de dever a sutileza do freio de estacionamento elétrico (equipamento de série no Honda e no Jeep) e o controle de estabilidade (presente só no topo de linha), o Peugeot sempre traz ar-condicionado digital e, no mínimo, quatro airbags em todas as versões -a topo de linha Griffe adiciona duas bolsas do tipo cortina.

Divulgação
Versões com motor 1.6 flex aspirado tem 122 cv de potência
Versões com motor 1.6 flex aspirado tem 122 cv de potência

SUPER DS3

O teste de aproximadamente 150 km foi um reflexo dos acertos e erros do 2008. Estradas sinuosas e de longas retas confirmaram que o SUV da Peugeot será o mais rápido quando equipado com o motor 1.6 turbo flex (173 cv).

Suspensão firme, câmbio de engates curtos, motor arisco em baixas rotações e ainda com fôlego nas altas fazem dele o mais esportivo do segmento. Uma espécie de Citroën DS3 "bombado".

O interior tem bom acabamento, materiais de qualidade e espaço amplo na frente, mas apenas razoável na segunda fileira. A posição de guiar com painel elevado e volante de raio reduzido garante prazer ao volante.

Com 355 litros, o porta-malas só é maior do que o do Renegade, de 260 litros.

Nesta versão turbo, o recurso Grip Control muda parâmetros na tração de acordo com a condição do piso. São quatro modos, sendo "Lama" e "Neve" os mais radicais.

Contudo, não havia a versão automática para teste. O motivo é simples: com quatro marchas e casada ao motor 1.6 flex aspirado (122 cv) seria alvo certo de críticas.

A história vem mostrando que os crossovers têm sido o coringa das marcas, seja para se reinventarem ou simplesmente para conquistarem novos clientes.

Na Peugeot, servirá como um novo começo.

viagem a convite da Peugeot do Brasil

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag