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13/04/2015 - 16h52

Triumph renova linha 800, que passa a ter versões XCX e XRX

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com quase dois anos e meio de vida no Brasil, a Triumph fincou seu pé no mercado com doze motos. Boa parte do sucesso se deve à Tiger 800, "big trail" vendida em duas versões e que responde por 39% das vendas da marca inglesa.

A Tiger XC agora se chama XCX e sai por R$ 45.390, enquanto a versão mais urbana recebeu o nome XRX e é vendida por R$ 42.190.

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Tiger 800 XCX e XRX chegam partindo de R$ 42.190
Tiger 800 XCX e XRX chegam partindo de R$ 42.190

Sua principal oponente é a BMW F 800 GS, que começa em R$ 43.350 e vai a R$ 47,9 mil, caso da versão Adventure.

TRÊS CILINDROS

Além da vasta eletrônica empregada, a Triumph fez alterações mecânicas no motor de três cilindros.

Embora o bloco seja o mesmo, o cabeçote, os comandos e as molas (mais firmes) para as doze válvulas são novos, assim como o tensionador da corrente de distribuição, que contribuiu para o motor funcionar mais quieto e suave.

A parte eletrônica que entrou em cena engloba acelerador sem cabo, nova injeção com bicos de jato duplo, além de controle de tração e três modos de condução.

Embora potência e torque máximo continuem iguais (95 cv a 9.250 rpm e 8,06 kgfm a 7.850 rpm), agora se nota maior vigor mesmo em baixas rotações.

No modo off-road, destaque para a segurança da derrapagem controlada e menor ação (ou desligamento) dos freios ABS. Com todas as mudanças, a marca informa consumo 17% menor, agora de 21,5 km/l entre cidade e estrada, além de autonomia acima de 430 km -seu tanque comporta 19 litros de gasolina.

Embora ambas ofereçam boa acomodação das pernas junto ao tanque e pedaleiras bem posicionadas, a ergonomia é melhor resolvida na Tiger XCX.

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Tiger 800 XCX e XRX miram na BMW F800 GS
Tiger 800 XCX e XRX miram na BMW F800 GS

Em relação à irmã mais urbana, essa opção tem guidão mais alto e recuado para trás, o que ajuda a deixar as costas retas e evitar o cansaço.

A Triumph espera manter as vendas da Tiger no mesmo patamar do ano passado: 380 unidades ao mês. Também está nos planos da marca trazer as versões mais acessíveis da Tiger 800 (sem o X no final, e sem tanta eletrônica), prestes a chegar à Europa.

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Modos de condução são cambiados por botão no punho esquerdo
Modos de condução são cambiados por botão no punho esquerdo
 

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