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19/04/2015 - 02h00

XC90, em breve no Brasil, é ruptura definitiva da Volvo com a "era Ford"

JOSIAS SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE CALAFELL (ESPANHA)

O lançamento do novo XC90 tem sabor especial para os suecos: "É o primeiro projeto desde que a Volvo voltou a ser Volvo", dizem executivos da empresa.

Depois de 11 anos no grupo Ford, a fabricante foi comprada em 2010 pela chinesa Geely, que deu liberdade de ação para os engenheiros.

Divulgação
Volvo XC90 estreia com versão First Edition
Volvo XC90 estreou globalmente com versão First Edition

Como toque sutil da volta às origens, as luzes diurnas de LEDs nos faróis formam o "Martelo de Thor", um símbolo bem sueco.

O XC90, que já era grande, ficou maior. Agora tem 4,95 m de comprimento, 18 cm a mais que a geração anterior (2002). Embora pese mais de duas toneladas, está 125 kg mais leve que antes.

As versões 2.0 a gasolina (320 cv) e 2.0 a diesel (225 cv), ambas turbo, chegam ao Brasil ainda neste semestre.

O interior abriga bem cinco adultos, com silêncio e muito luxo. Cuidadosa, a fabricante recomenda que os dois assentos extras traseiros (dobráveis) só sejam usados por pessoas com até 1,70 m.

A estética é bem Volvo, inclusive nas lanternas verticais que acompanham as colunas traseiras.

Contrariando a moda atual de vidros pequenos, o XC90 revive momentos luminosos com ampla área envidraçada e teto solar.

A versão híbrida T8, que ainda não está confirmada para o Brasil, é a melhor. Pode-se rodar em silêncio apenas com o modo elétrico funcionando, ou então ter 400 cv de potência combinada quando o motor a gasolina entra em cena.

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Luzes diurnas de LEDs nos faróis formam o "Martelo de Thor", um símbolo sueco
Luzes diurnas de LEDs nos faróis formam o "Martelo de Thor", um símbolo sueco

A opção a diesel tem ótimo torque e trabalha em baixa rotação graças ao câmbio automático de oito marchas (comum a todas as versões).

Apesar de potente, a versão T6 (a gasolina) tem o ruído agudo típico de um motor com quatro cilindros -o antigo motor de cinco cilindros era mais suave.

A Volvo mantém a obsessão por segurança, e o XC90 conta até com radar e laser para antecipar frenagens e desvios em emergências.

Muitos botões sumiram, restando apenas alguns para funções essenciais, como o acendimento de luzes. O restante foi para uma tela estilo tablet.

Mesmo com tanta eletrônica, ao volante logo se percebe que a Volvo voltou a ser Volvo com os novos XC90.

 

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