Nacional, Chery Celer elimina falhas do chinês e vira opção a ser considerada
RODRIGO MORA
DE SÃO PAULO
O simples fato de posar para uma foto ao lado do Fiat Palio e do Chevrolet Onix, os dois hatches mais vendidos do país, já mostra que o Chery Celer tem outro papel no mercado nacional.
Agora mais atraente e fabricado no Brasil, o compacto tem boas chances de não ser mais aquele coadjuvante que sequer passava pela cabeça dos consumidores.
Ivan Ribeiro/Folhapress | ||
Agora nacional, Celer (à esq.) entrar no radar dos consumidores e disputa mercado com Onix (à dir.) e Palio (centro) |
Suas pretensões são ambiciosas: até o fim do ano, serão 10 mil novos Celers nas ruas, segundo as contas da marca chinesa -isso, é claro, se conseguir encerrar a greve de funcionários iniciada no dia 6 de abril.
É pouco perto do que vende o Onix, que só em março encontrou a garagem de 9.548 novos clientes, mas muito se comparado aos irrisórios 1.913 emplacamentos nos últimos dois anos de Brasil.
O primeiro chinês feito em território nacional segue uma receita que já foi o cartão de visita de quem desembarcava da China: oferecer mais itens de série por menos.
Essa estratégia se tornou insustentável depois de o governo sobretaxar os importados sem planos de nacionalização, há três anos.
Ivan Ribeiro/Folhapress | ||
Onix bate Palio e Celer em comparativo |
Sua lista de equipamentos realmente se compara à dos rivais, mas é oferecida por um preço bem abaixo do praticado pelos concorrentes.
O computador de bordo pode não ser tão informativo quanto o do Onix, mas o sensor de estacionamento está lá, para auxiliar nas manobras. O GM não traz esse item.
O Celer deve um certo "verniz" no acabamento interno, mas nele é possível regular eletricamente a altura do facho dos faróis, o que nem passa pela cabeça do Fiat Palio.
Nem por isso seu preço passa dos R$ 40.990, enquanto o Fiat parte de R$ 42.360 sem rodas de liga (R$ 1.256) e alarme (R$ 556), por exemplo.
Com pacote similar, O Onix LTZ é vendido por R$ 53.390.
Ivan Ribeiro/Folhapress | ||
Celer é o primeiro chinês produzido no Brasil |
ONIX BATE PALIO E CELER EM DIRIGIBILIDADE
Compacto com preço quase de médio, o Chevrolet Onix não justifica o abismo que existe entre seu valor e o do Celer, mas sua superioridade dinâmica explica, em parte, a diferença.
Não são apenas seus números de desempenho que o colocam em primeiro lugar.
A combinação de um motor de respostas satisfatórias, um câmbio com engates macios e precisos e uma suspensão que alia firmeza a suavidade fazem da experiência de guiá-lo algo mais prazeroso do que o convívio com Palio e Celer.
Sua cabine é a mais rica em detalhes e a melhor acabada. Entretanto, até que uma reformulação consiga resolver certas indelicadezas -com o puxador da porta em posição inconveniente-, será preciso conviver resignadamente com um banco com quase nada de apoio lateral e que deixa o motorista em posição incomodamente alta.
O Palio é mais "democrático" nesse sentido: é possível elevar o assento até quase raspar a cabeça no teto, mas a regulagem também permite escolher uma posição bem rente assoalho.
Perto de Onix e Celer, a postura ao volante do Fiat é quase a de um esportivo.
Pena a direção ser pesada e o motor 1.4 Evo não ter a mínima intenção de empolgar o condutor. Ele foi o pior em aceleração no teste Folha-Mauá, com números próximos aos de rivais dotados de motores 1.0 de três cilindros, como o novo Ford Ka e o Volkswagen Up!.
PORTA-OBJETOS
O volante do Palio tem boa pegada e o acabamento é satisfatório, mas há poucas opções de porta-objetos, ao mesmo tempo em que os espaços destinados a garrafas são insuficientes para aquelas com mais de 350 ml.
E não há como comparar a central multimídia oferecida nele com a dos rivais, seja em funcionalidade ou em visualização das funções -basta olhar para o tamanho da tela de cada uma.
Vantajoso na lista de equipamentos, o Celer ainda precisa amadurecer tecnicamente. Se o câmbio do Onix parece ter borrachas nos seus engates, o do Chery passa a impressão de ser feito de plástico, tamanha sua percepção de fragilidade. Após algum convívio, o condutor se adapta. Mas basta exigir das trocas certa agilidade para lembrar que há limitações.
Divulgação | ||
Principal evolução no Celer é invisível: não há mais o cheiro forte de material plástico na cabine |
A suspensão do chinês naturalizado poderia ter calibração mais firme: uma curva mais rápida já faz os pneus "cantarem", sem que haja uma compensação em forma de absorção decente dos buracos mais profundos.
Números de aceleração e retomada não são o melhor do currículo do Celer, evidenciando que o motor 1.5 16V não está alinhado ao que há de mais atual no mercado.
O motorista menos ligado a prazer ao volante, no entanto, se contentará com a prática central multimídia, a direção de leve manuseio e o painel com boa leitura.
Ficar na terceira colocação neste comparativo não é demérito para o Celer. Ao menos, agora, ele consegue provocar os líderes.
CHEVROLET ONIX LTZ
Potência: 98 cv (g) e 106 cv (e) a 6.000 rpm
Torque: 13 kgfm (g) e 13,9 kgfm (e) a 4.800 rpm
Transmissão:tração dianteira, câmbio manual, cinco marchas
Porta-malas: 280 litros
Dimensões: comprimento 3,93 m - largura 1,70 m - entre-eixos 2,53 m - altura 1,48 m
0 a 100 km/h: 12,5s (g) e 12,3s (e)
80 a 120 km/h: 14,05s (g) e 13,8s (e)
Consumo urbano: 8,7 km/l (g) e 6,9 km/l (e)
Consumo rodoviário: 14,8 km/l (g) e 11,1 km/l (e)
Preço: a partir de R$ 53.390
FIAT PALIO ATTRACTIVE 1.4
Potência: 85 cv (g) e 88 cv (e) a 5.750 rpm
Torque: 12,4 kgfm (g) e 12,5 kgfm (e) a 3.500 rpm
Transmissão: tração dianteira, câmbio manual, cinco marchas
Porta-malas: 290 litros
Dimensões: comprimento 3,87 m - largura 1,67 m - entre-eixos 2,42 m - altura 1,50 m
0 a 100 km/h: 14,9s (g) e 13,8s (e)
80 a 120 km/h: 16,7s (g) e 14,5s (e)
Consumo urbano: 11,6 km/l (g) e 8,2 km/l (e)
Consumo rodoviário: 15,8 km/l (g) e 11,5 km/l (e)
Preço: a partir de R$ 42.360
CHERY CELER ACT
Potência: 109 cv (g) e 113 cv (e) a 6.000 rpm
Torque: 14,3 kgfm (g) e 15,5 kgfm (e) a 4.000 rpm
Transmissão: tração dianteira, câmbio manual, cinco marchas
Porta-malas: 380 litros
Dimensões: comprimento 4,19 m - largura 1,69 m - entre-eixos 2,53 m - altura 1,48 m
0 a 100 km/h: 14,4s (g) e 13,3s (e)
80 a 120 km/h: 15,5s (g) e 14,7 (e)
Consumo urbano: 10,6 km/l (g) e 7,6 km/l (e)
Consumo rodoviário: 15,6 km/l (g) e 11,5 km/l (e)
Preço: R$ 40.990
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