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03/05/2015 - 02h00

Audi RS 6 volta remodelada ao Brasil; na Alemanha, rompe os 300 km/h

RODRIGO MORA
ENVIADO ESPECIAL A MUNIQUE (ALEMANHA)

Em uma das autoestradas alemãs, indo da cosmopolita Munique à pitoresca Wiesbaden, um Audi RS 6 pintado na cor Cinza Nardo segue viagem a 280 km/h. De repente, um antigo Opel Astra prata entra na sua frente.

Manuel Hollenbach/Divulgação
Audi RS 6
Audi RS 6

São poucos metros entre o hatch e a perua de 4,98 m de comprimento e 2.010 kg, mas os freios de cerâmica logo aplacam o susto e reduzem a velocidade a 120 km/h. Dali a instantes, começa um trecho de velocidade controlada na "autobahn".

Em ritmo comedido, o motor 4.0 V8 biturbo (560 cv e 71,4 kgfm de torque) desliga quatro dos oito cilindros para poupar combustível.

Com o ponteiro do conta-giros estacionado em 1.500 rpm, é hora de apreciar a paisagem colonial típica do sul da Alemanha e tentar entender algumas razões que levam a Audi a cobrar cerca de R$ 600 mil pela perua superesportiva, que retorna ao país com retoques visuais.

Uma delas é a qualidade do couro dos bancos (o do motorista é elétrico e com memória) e do revestimento de alcântara (similar à camurça) nas colunas e no teto. Há também ar-condicionado digital de quatro zonas, teto solar panorâmico, volante com ajuste elétrico de altura e profundidade e sistema de som premium, entre outros itens.

AMBIENTE

Não se trata apenas dos equipamentos, mas também de como transformam o ambiente em algo icônico, ainda que estejam inseridos numa arquitetura já repetitiva na linha Audi.

Esqueça clichês tipo "a RS 6 é para famílias apressadas". Nenhum pai em sã consciência aceleraria de 0 a 100 km/h em 3,9s (dados da marca para a nova versão) com mulher e filhos a bordo. Peruas esportivas existem porque são estilosas e porque suas versões normais já estão nas lojas.

O benefício do espaço é evidente, mas aqui está em segundo plano. Ainda assim, é bom saber que no porta-malas de 565 litros algumas malas grandes viajam com sobra.

Há mais um trecho sem limite de velocidade pela frente. Um ronco ardido deixa claro que agora são os oito cilindros a todo vapor.

Os 280 km/h voltam ao velocímetro, mas logo viram passado. A adrenalina faz as mãos suarem.

Sem hatches prata na frente, a perua RS 6 chega a exatos 303 km/h no velocímetro. É hora de reduzir a velocidade progressivamente e respirar fundo. Agora é aguardar por mais uma passagem da perua alemã pela pista do Teste Folha-Mauá.

Manuel Hollenbach/Divulgação
Audi RS 6
Audi RS 6

Viagem a convite da Audi do Brasil

 

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