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03/05/2015 - 02h00

Italiana Ducati Diavel evolui em design e mecânica

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dois anos após estrear as operações oficiais da Ducati no Brasil, a Diavel parte para a segunda geração.

Lembrada por aqui como a "moto do Batman", ganhou refinamentos, mas também encareceu na versão de entrada -que saltou de R$ 59,9 mil para R$ 64,9 mil. A Carbon, opção topo de linha que tem para-lama de fibra de carbono e rodas de liga ultraleve, sai por R$ 74,9 mil.

Divulgação
Ducati Diavel Black se renova e chega por R$ 64,9 mil
Ducati Diavel Black se renova e chega por R$ 64,9 mil

MESTRADO ALEMÃO

Com as "mãos" cada vez mais presentes da Audi, dona da Ducati, a Diavel foi aprimorada à moda alemã.

A começar pelo banco, que ficou mais anatômico, menos duro e recebeu uma "concha" na região lombar, que segura o piloto em acelerações bruscas. Arrancar forte de 1ª marcha pede astúcia e pode render fortes náuseas.

Outra melhora ergonômica está no guidão, agora mais recuado para trás, o que ajuda nas longas viagens. Aliás, seu habitat é a estrada: na cidade, o motor que esquenta e o porte avantajado não são camaradas nos corredores.

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Banco da Diavel ficou mais anatômico e macio
Banco da Diavel ficou mais anatômico e macio

Não falta desempenho ao bicilíndrico de 1.200 cm³ com dois comandos para as oito válvulas. O torque de 13,3 kgfm a 8.000 rpm e os 162 cv a 9.250 rpm impressionam.

Devido à injeção eletrônica revista e ao uso de duas velas por cilindro, o motor ficou mais suave em baixa rotação.

A embreagem da Diavel é macia, e o câmbio tem engates suaves. Seu escalonamento permite viajar confortavelmente.

Diante de tamanho poderio, a Ducati traz um completo pacote de segurança, que engloba controle de tração e entrega até ajustes de potência -há uma opção "urbana" que limita o motor a 100 cv.

O preço alto é justificado por itens sofisticados, como painel duplo digital, chave presencial, capa no assento e o chassi de aço.

Singular como o próprio projeto propõe, a Diavel consegue unir mundos bem opostos: é uma custom na ciclística, mas a performance é digna de esportiva. Além disso, não há como esquecer seu design sombrio, digno de moto de super-herói.

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Pneu traseiro, de 24 cm, foi criado especialmente pela Pirelli
Pneu traseiro, de 24 cm, foi criado especialmente pela Pirelli
 

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