Publicidade
06/05/2015 - 17h16

EUA testam caminhão que dirige sozinho

FERNANDO VALEIKA DE BARROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LAS VEGAS (EUA)

O governo do Estado de Nevada, nos Estados Unidos, concedeu no dia 5 de maio licença de uso (e placas) para que dois caminhões-conceito Inspiration, da marca Freightliner, possam rodar livremente pelo seu território.

Divulgação
Freightliner Inspiration, que dirige sozinha, roda em testes nos EUA
Freightliner Inspiration, que dirige sozinha, roda em testes nos EUA

Significa que quem circular pelas estradas e avenidas deste Estado norte-americano poderá cruzar com um dos protótipos - ainda em fase de testes - rodando sem que haja motorista algum controlando seus pedais e volante, em um bom pedaço do seu caminho.

Os movimentos dos caminhões serão monitorados pelo "Piloto Rodoviário", o apelido dado a um sistema que une câmeras, sensores e radares e mapas em três dimensões para guiar o veículo.

Divulgação
Câmeras, sensores e radares mantém caminhão na trajetória programada
Câmeras, sensores e radares mantém caminhão na trajetória programada

Combinados, tratarão de manter os Inspiration dentro da sua faixa de rolamento, a uma velocidade constante de 85 km/h, enquanto o motorista lê seus e-mails ou um jornal. "Ele estará sempre ao alcance do volante, mas quem guiará o caminhão será o piloto-automático, tal qual acontece com os aviões", disse à Folha o alemão Sven Ennerst, que coordena o projeto do caminhão autônomo da Freightliner (que pertence ao grupo Daimler).

No caminhão-robô a que a Folha teve acesso, durante testes, em Las Vegas, foram os sensores que aceleraram, frearam e movimentaram o volante. Por questões legais, em uma fase inicial, o condutor ficará sempre por perto para entrar em ação, ainda que com os olhos longe do asfalto.

Poderá girar o seu assento, em 45 graus, ler ou ver mensagens pelo tablet ou smartphone. Mas, deverá estar pronto para entrar em ação, se os radares não puderem ler as faixas de rolamento (por causa de mau tempo, por exemplo) ou o sistema detectar emergência adiante. Neste caso, alarmes sonoros e visuais o alertam para ir para o volante.

"Se em cinco segundos ele não assumir o controle do caminhão, o sistema o freia e imobiliza em um lugar seguro, no acostamento", explica Ennerst.

Divulgação
Enquanto caminhão dirige, motorista pode ser o jornal ou responder e-mails
Enquanto caminhão dirige, motorista pode ser o jornal ou responder e-mails

Toda esta parafernália eletrônica pretende fazer o caminhão da Daimler menos perigoso e vulnerável a acidentes do que os controlados por motoristas de carne e osso. Em 2012, nos Estados Unidos, onde acaba de ser autorizado a circular em ruas e estradas, 333 mil caminhões se envolveram em acidentes, que mataram cerca de 4 mil pessoas.

"Em 90% dos casos, houve falha humana, causada por distração ou fadiga", diz Wolfgang Bernhard, membro do Conselho da Daimler e responsável pela divisão de caminhões e ônibus. Apesar da revolução que antecipa, visto de fora, o Inspiration não parece tão visionário.

Tirando elementos futuristas, como os faróis de LED e câmeras no lugar dos retrovisores, é um modelo Cascadia, vendido pela subsidiária da Daimler na América do Norte.

Só que na hora de assumir o volante, há uma bela - e tecnológica – diferença.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag