Publicidade
24/05/2015 - 02h00

Volkswagen Golf Variant passa pelo teste Folha-Mauá

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

Santana Quantum, Corcel e Del Rey Belina, Elba, Kadett Ipanema, Caravan. Em algum lugar do passado, essas peruas de porte médio ou grande eram objetos do desejo das famílias brasileiras.

Então chegaram os utilitários de apelo urbano, que tomaram conta do pedaço. Em garagens onde antes reluzia uma "station wagon", hoje há um Honda CR-V ou equivalente. Há poucas exceções, e a versão Variant do Golf é a mais nova da turma.

Por trazer o mesmo motor 1.4 turbo (140 cv), a perua tem desempenho muito semelhante ao do modelo hatch -e isso é uma boa notícia.

Editoria de Arte

As reações são típicas de um carro com acerto esportivo, sem as oscilações de carroceria comuns aos SUVs.

O espaço não é tão generoso quanto o dos utilitários, mas o porta-malas pode levar 605 litros de bagagens.

O preço da perua começa em R$ 87.490 e inclui sete airbags, assistente de partida em rampa (que não deixa o carro andar para trás na hora de sair de uma vaga na ladeira), sistema de mídia com tela sensível ao toque e outros recursos que não podem faltar na categoria, como ar-condicionado e controles de estabilidade.

O Sistema Start-Stop, que desliga temporariamente o motor nas paradas do trânsito, também é item de série. Seu auxílio foi fundamental para que o consumo na cidade ficasse em 12,2 km/l, de acordo com as medições do teste Folha-Mauá.

Na pista, o Golf Variant precisou de 9,5s para partir do zero e chegar aos 100 km/h.

Todas as versões à venda no Brasil são equipadas com câmbio automatizado de dupla embreagem (sete marchas). Há muitos pacotes opcionais, que podem fazer o preço passar dos R$ 120 mil.

Produzida no México, a perua já está chegando às lojas; a VW espera vender 2.500 unidades até o fim do ano. Para comparar, o SUV Hyundai iX35 (a partir de R$ 99.990) foi parar em 4.970 garagens entre janeiro e abril.

Dificilmente a Variant representará uma retomada de seu segmento. As outras peruas médias disponíveis custam bem mais, como o Audi A4 Avant (R$ 152.990), o que não ajuda a fazer volume. Mas é bom ter opções aos SUVs, ainda mais com motores tipo o 1.4 turbo.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag