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24/05/2015 - 02h00

Novo Peugeot 308 anda bem com motor três cilindros; conheça tecnologia

FERNANDO VALEIKA DE BARROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CANNES (FRANÇA)

Previsto para chegar às concessionárias brasileiras no início do segundo semestre de 2015, o novo Peugeot 308 é a grande aposta da montadora francesa para alcançar o pódio entre os hatches médios -o modelo atual é apenas o quarto colocado na categoria.

Apesar de conservar o mesmo nome, o carro mudou bastante e apresenta bons trunfos. O principal está sob o capô: há uma nova família de motores turbo de 1,2 litro e três cilindros, com 130 cv na versão testada.

Mais leve, o Puretech polui menos e revela o futuro das máquinas a combustão.

Divulgação
Nova geração do hatch médio francês chega ao Brasil no segundo semestre; motor tricilíndrico, no entanto, ainda é dúvida
Nova geração do hatch médio francês chega ao Brasil no segundo semestre; motor tricilíndrico, no entanto, ainda é dúvida

RÁPIDO

Segundo dados do fabricante, o 308 avaliado vai do zero aos 100 km/h em 10s -cerca de oito décimos mais rápido do que seu antecessor, com motor 1.6 de quatro cilindros (120 cv).

Equipado com um também novo câmbio automático de seis marchas, o 308 mostrou muita disposição na estrada. A última versão ficaria facilmente para trás.

O bom desempenho não compromete o consumo. Abastecido com a gasolina pura que é vendida na Europa, o 308 atual alcança a média rodoviária de 21,7 km/l, sendo cerca de 40% mais econômico que o antecessor.

Os dados são do fabricante.

A plataforma EMP2 (sigla em inglês para Plataforma Modular Eficiente 2), que substitui a do modelo ainda comercializado no Brasil, também estará em modelos das linhas Citroën e DS.

Com 116 inovações patenteadas, a nova base é cerca de 70 kg mais leve e também mais rígida do que a anterior.

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Hatch está mais curto que geração anterior, mas espaço na cabine aumentou
Hatch está mais curto que geração anterior, mas espaço na cabine aumentou

PARA E ANDA

Além do motor moderno e da vantagem de pesar quase 200 kg a menos na comparação com o antigo 308, há outras astúcias para justificar a relevante economia. A começar pelo sistema Start-Stop, que corta o funcionamento do motor quando o carro está parado no trânsito (à espera do farol verde) e o ajuda a consumir menos.
Ponto também para o bom comportamento da direção elétrica, eficiente tanto quando é preciso manobrar o carro na cidade, como quando o ponteiro do velocímetro avança para os 120 km/h.

UM NOME, DOIS CARROS

O resultado é um carro repleto de atributos. Resta saber quando os brasileiros terão acesso a esse motor três cilindros de nova geração, e qual será o preço que a Peugeot pedirá pelo novo 308. As primeiras unidades virão com o já conhecido e turbinado 1.6 THP, de quatro cilindros.

Contudo, ainda não é o fim do 308 atual, feito na Argentina. O modelo surgirá levemente redesenhado em junho, no salão de Buenos Aires, e chegará às lojas do Brasil no segundo semestre.

Ele conviverá por um longo tempo com a nova geração, que será importada da França no 2º semestre.

Editoria de Arte/Folhapress
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