Publicidade
28/05/2015 - 06h00

BMW Art Car completa 40 anos; veja os carros pintados por artistas

DE SÃO PAULO

Da iniciativa do piloto francês Hervé Poulain, nasceu, há 40 anos, o BMW Art Car, um projeto onde artistas fazem pinturas sobre a carroceria dos carros da montadora.

O primeiro a desenvolver sua arte usando um BMW como tela foi o americano Alexander Calder que, a pedido de Poulain, pintou uma BMW CSL 3.0 especialmente para a prova 24 horas de Le Mans em 1975. O carro cruzou a linha de chegada em 26 de maio de 1975.

No ano seguinte, foi a vez de Frank Stella realizar intervenções sobre um BMW. O modelo também foi um CSL 3.0. Na sequência, os norte-americanos Roy Lichtenstein (1977) e Andy Warhol (1979) deram continuidade ao projeto. Hoje, os carros tem grande valor artístico – e monetário.

Há quatro anos, por exemplo, um outro BMW M1 pintado por Frank Stella (modelo M1, em 1979) foi leiloado por 854 mil dólares. Esse veículo não fez parte da coleção oficial.

Em 2015, para comemorar as quatro décadas do projeto, a BMW realizará exposições na China, na Alemanha (BMW Museum) e nos Estados Unidos, onde serão apresentados alguns dos veículos modificados pelos artistas.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag