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14/06/2015 - 02h00

Controle de potência e freios ABS se popularizam nas motos

DE SÃO PAULO

Por suas características, as motos têm menos tecnologia embarcada do que os carros –afinal, não há a cabine, o que reduz o número de soluções necessárias.

Mas os modelos de duas rodas também evoluíram. Na BMW K 1600, o farol tem sistema adaptativo que permite o ajuste automático da inclinação do facho de luz.

Divulgação
Farol da BMW K1600 tem sistema adaptativo que ajusta a inclinação do facho luminoso
Farol da BMW K1600 tem sistema adaptativo que ajusta a inclinação do facho luminoso

Funciona assim: quando a moto passa por uma lombada ou inclina numa curva, o campo de visão abrangido pelos faróis não se altera.

No caso da Yamaha MT-09, a segurança ajuda a conter o ímpeto do condutor: os três modos de pilotagem, indo do mais brando ao mais agressivo, regulam a resposta do acelerador, dosando o quanto de potência será despejado na roda traseira.

A segurança, contudo, não está reservada a motos esportivas e caras.

A Honda CG150 Titan, que parte de R$ 8.113, traz um tipo de ABS que combina a frenagem da roda dianteira com a traseira automaticamente, recurso que estreou na topo de linha GL 1800 Goldwing.

 

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