Publicidade
19/06/2015 - 18h32

Criador do Volkswagen Brasília, Marcio Piancastelli morre aos 79 anos

DE SÃO PAULO

Nascido em Minas Gerais em 1936, Marcio Lima Piancastelli demonstrava aptidão para projetos automotivos desde muito cedo.

Prova disso é que em 1962, aos 26, tirou o segundo lugar no Prêmio Lúcio Meira –concurso de design automotivo instituído na década de 60– com a apresentação do projeto do cupê Itapuan.

A peripécia do jovem Marcio mudaria sua vida, uma vez que a colocação no concurso lhe renderia uma bolsa de estudos para o curso de design de automóveis no renomado estúdio Ghia, em Turim, na Itália.

Retornando ao Brasil, Marcio não mais abandonou a área de projetos automobilísticos. Trabalhou na Willys-Overland, na Ford e na Volkswagen, onde se consagrou como projetista.

Antes de seu projeto de maior sucesso, Marcio havia trabalhado na criação da versão brasileira do VW TL (1970). De sua autoria também foram o SP-1, que, por problemas mecânicos foi rapidamente substituído pelo SP-2.

Contudo, o melhor estava por vir. Em 1973, o VW Brasília coroaria a trajetória de sucesso desse mineiro que, segundo a própria Volkswagen, integrou o grupo de projetistas que na década de 1970 demonstrou a capacidade de inovação dos profissionais brasileiros ao criar os primeiros carros genuinamente nacionais da montadora.

Marcio Lima Piancastelli faleceu na tarde desta quinta (18), após longo período doente.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag