Nova Ducati Monster 1200 mantém essência
GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Após hiato de um ano, desde seu lançamento na Europa, a nova Ducati Monster 1200 chega ao Brasil.
A versão mais potente da linha naked (esportiva sem carenagem) desembarca no mercado brasileiro por R$ 64,9 mil na configuração Standard (135 cv) e R$ 73,9 mil na S, de 145 cv.
Mas, apesar do conhecido comportamento nervoso, a Monster 1200 tem condução amigável, graças a um pacote completo de segurança.
PERSONALIDADE
Esta naked empolga quem é mais experiente e procura uma moto menos "pasteurizada". Apesar de não oferecer a maior potência do segmento, tem seu trunfo no torque de brutos 12,7 kgfm, gerados pelo motor de dois cilindros em "L" e de 1.198 cm³.
Parte desta força surge a partir das 4.500 rpm, e a sensação é de aceleração sem fim, com potência máxima beirando os 9.000 rpm.
Aprimoramentos no motor incluem refrigeração líquida e a óleo (existem dois radiadores para as devidas funções) e duas velas por cilindro. Além disso, a injeção e o acelerador eletrônicos deixaram o motor mais suave e "domável", muito embora ele ainda "reclame" se mantido em rotações muito baixas.
Enquanto no modo de condução Urban a potência fica restrita a 100 cv, nos Touring e Sport a força máxima aparece de formas distintas, graças aos diferentes mapas eletrônicos. O acelerador, contudo, poderia ser menos leve.
Além do estampido do escapamento duplo, o prazer é complementado pela ciclística sólida, que une um compacto chassi tipo "treliça" e suspensões esportivas e ajustáveis em carga. Apesar da pilotagem precisa, um amortecedor de direção seria bem-vindo em ambas versões.
Alinhada com sua proposta, a transmissão de seis marchas tem escalonamento pendendo para o esportivo.
Já a posição de pilotagem menos radical agrada, com correto encaixe das pernas junto ao tanque e o guidão levemente avançado à frente, que esterça bons 60º.
O assento frontal é confortável e pode ser ajustado em 78,5 cm ou 81 cm de altura em relação ao solo.
BRIGA ACIRRADA
Apesar dos adjetivos visuais e dos dois anos de garantia, a "big Monster" aporta em um mercado de oponentes recentes e fortes.
Entre elas, a recém-chegada austríaca KTM 1290 Super Duke R (180 cv e R$ 79 mil) e a alemã BMW S 1000 R, de 160 cv e R$ 67,8 mil.
Em breve, a Ducati começará a montar, em Manaus (AM), uma versão mais simples da Monster, a 821. Com motor refrigerado a líquido de 112 cv, substituirá a 796 em uma "embalagem" similar à da 1200.
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