Audi Q3 estreia reestilização antes de virar nacional, no 1º semestre de 2016
DE SÃO PAULO
A Audi começou a vender nesta semana aquele que será o Q3 mais raro daqui a alguns anos: a versão reestilizada e ainda produzida de Martorell, na Espanha.
A opção importada ficará disponível por pouco tempo no mercado, já que o SUV de entrada da marca alemã começa a ser produzido em São José dos Pinhais (PR) em 2016 -a empresa ainda não confirma o mês, mas garante que será no primeiro semestre.
Quem pretende adquirir um agora não precisa se preocupar: preços, versões e oferta de motores não mudarão na transição entre os modelos espanhol e brasileiro.
PREÇOS E VERSÕES
O novo Q3 chega ao Brasil partindo de R$ 127.190, valor cobrado pela configuração Attraction 1.4 TFSI (150 cv).
Há o essencial para um carro premium, como bancos de couro (sintético) e sensores de luminosidade, de chuva e de estacionamento traseiro. Volante multifuncional, faróis de xenon e freio de estacionamento elétrico também estão presentes.
Por R$ 144.190, a versão Ambiente soma ar-condicionado com regulagem de temperatura independente para motorista e passageiro, abertura e fechamento elétrico do porta-malas, banco do motorista com ajuste elétrico, teto solar panorâmico e controle de velocidade de cruzeiro.
As versões Attraction e Ambiente 2.0 TFSI (180 cv), de R$ 145.190 e R$ 165.190, respectivamente, mantêm as mesmas ofertas de equipamentos, mas trazem a exclusividade da tração integral e do sistema de som com dez alto-falantes.
A mais cara ainda acrescenta sensor de estacionamento dianteiro, sistema que segura o carro em rampas (Auto Hold) e o Audi Drive Select, que permite escolher o modo de condução do carro (mais confortável, mais econômico ou mais esportivo).
NA MEDIDA
Mais relevante do que a discreta reestilização - resumida a grade frontal, faróis, lanternas e para-choques - é a estreia do motor 1.4 turbo, que será flex após a nacionalização do Q3.
Acoplado a ele está o câmbio S-Tronic, de sete marchas e dupla embreagem.
Com 150 cv e 25,5 kgfm de torque, é o que mais se adequa à postura do Q3, um SUV de dirigibilidade suave e que não exige envolvimento do condutor, sem que essa característica faça dele um carro insosso.
Dados da marca apontam para aceleração de zero a 100 km/h em 8,9s, ante os 7,6s do modelo 2.0 de 180 cv.
A pequena diferença no papel é ainda menos percebida na prática, levando os ocupantes a questionarem se aquele é mesmo o 1.4, e não o 2.0, quando se aperta o pedal do acelerador com força.
Na estrada a 100 km/h, o consumo é baixo: 13 km/l segundo o computador de bordo.O número será aferido em breve, no teste Folha-Mauá.
Há também a opção Ambition (R$ 190.190), com motor 2.0 turbo de 220 cv. Porém, diante da eficiência do 1.4, o investimento adicional torna-se um exagero.
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