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02/08/2015 - 02h00

Peruas Mercedes C180 Estate e Volvo V60 passam pelo teste Folha-Mauá

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"
DE SÃO PAULO

Pense em um Mercedes. É provável que imagem na mente seja a de um sedã de luxo -a chance de uma perua invadir o imaginário é pequena, já que a marca alemã nunca investiu com força nesse segmento no Brasil.

A Volvo segue outro caminho. São as versões familiares que lhe dão fama no país, com suas lanternas verticais nas colunas traseiras.

Por isso, a Mercedes C180 Estate é a desafiante nesse teste com a sueca V60.

A perua alemã chegou primeiro para o teste. Sua carroceria parece feita à mão, e o interior repete o capricho.

A avaliação começa com uma volta por São Paulo. Pelos vidros esverdeados da C180, o trânsito parece menos hostil. Barulhos e buracos da rua perdem intensidade. As sensações seriam ainda melhores se o seu sistema multimídia fosse mais intuitivo. Sintonizar o rádio ou operar o GPS exigem olhar o manual.

O teste segue pela rodovia dos Bandeirantes, rumo a Itupeva (a 75 km de São Paulo). É hora de perceber o acerto da suspensão, que privilegia o conforto. O motor 1.6 turbo (156 cv) mostra eficiência nas retomadas, mas seu maior mérito é o consumo de gasolina digno de modelos compactos: 16,1 km/l na estrada.

Após 170 quilômetros com a C180, chega a vez da Volvo V60: um carro jovial, principalmente por dentro.

O painel de instrumentos é 100% digital, com três padrões de tela: normal (luzes azuladas), esportivo (tons vermelhos) ou ecológico (elementos verdes com medidor de eficiência energética).

A perua sueca veio na versão Momentum, com rodas de 18 polegadas (a Mercedes "calça" aro 17). Seu rodar é mais firme que o da Mercedes, algo que combina com o desempenho. O motor 2.0 turbo (245 cv) da V60 não deu chance para a rival na pista.

VERSÕES

A Mercedes optou por oferecer uma versão única, que custa R$ 159,9 mil. Por R$ 7.000 a menos, a Volvo entrega um pacote de itens de série mais fornido e desempenho superior, além de ter outras opções. A mais em conta, chamada Kinetic, tem o mesmo motor 2.0 turbo e preço sugerido de R$ 141.950.

A Mercedes justifica o valor mais alto com o poder de atração da marca e o conforto acima da média. É um carro indicado para quem deseja um veículo para a família e não se identifica com os utilitários esportivos de luxo.

A V60 mira esse mesmo público, com espaço interno equivalente (ótimo em ambos os modelos), status e desempenho elogiável. Ao unir tais características a um preço menor, a Volvo leva vantagem nesse comparativo.

MERCEDES C180 ESTATE

MOTOR (Quatro cilindros, 16v) Dianteiro, gasolina, turbo, 1.595 cm³
POTÊNCIA 156 cv a 5.300 rpm
TORQUE 25,5 kgfm entre 1.200 rpm e 4.000 rpm
CÂMBIO Tração traseira, câmbio automático de sete marchas
PORTA-MALAS 490 litros
PESO 1.500 kg
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 9,8s
RETOMADA (80 km/h a 120 km/h) 6,4s
CONSUMO URBANO 10,2 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 16,1 km/l
PREÇO R$ 159,9 mil
DIMENSÕES 4,7 m de comprimento, 1,46 m de altura, 1,81 m de largura e 2,84 m de distância entre eixos

VOLVO V60 MOMENTUM

MOTOR (Quatro cilindros, 16v) Dianteiro, turbo, gasolina, 1.969 cm
POTÊNCIA 245 cv a 5.500 rpm
TORQUE 35,7 kgfm entre 1.500 rpm e 4.800 rpm
CÂMBIO Tração dianteira, câmbio automático de oito marchas
PORTA-MALAS 430 litros
PESO 1.714 kg
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 7,1s
RETOMADA (80 km/h a 120 km/h) 4,5s
CONSUMO URBANO 8,3 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 14,0 km/l
PREÇO R$ 152.950
DIMENSÕES 4,63 m de comprimento, 1,48 m de altura, 1,86 m de largura e 2,78 m de distância entre eixos

 

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