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02/08/2015 - 02h00

Centro de criação de clássicos, estúdio de design da Ford completa 80 anos

DE SÃO PAULO

O Estúdio de Design da Ford, responsável pela criação de alguns ícones e produtos inovadores da indústria automotiva, completa oito décadas neste ano.

Idealizado por Edsel Ford (1893-1943), que em 1919 substituiu o patriarca Henry (1863-1947) na presidência da empresa, o departamento surgiu para desenvolver o estilo e fazer aprimoramentos dos veículos da montadora norte-americana.

O Soybean Car (carro de soja) de 1941 é um exemplo dos primeiros trabalhos do estúdio. Tinha a carroceria feita de um plástico que juntava a oleaginosa, linhaça e outros produtos. O uso desses materiais driblava a escassez de metal naquele momento.

Outra novidade, esta de 1955: o brilho que diferenciava o carro-conceito Ford Futura dos modelos fabricados pelos concorrentes foi obtido através de uma técnica que consistia na adição de pérolas trituradas à tinta.

Em 1964, o primeiro protótipo de GPS automotivo aparecia no modelo Aurora. O sistema tinha um pequeno mapa acoplado ao painel que se ajustava automaticamente à posição do veículo.

No mesmo ano, a Ford lançou o Mustang, com plataforma curta, longo capô, opções de personalização e preços acessíveis para a época.

O carro foi um sucesso imediato e sobreviveu ao tempo. Hoje, está na sexta geração.

NO BRASIL

O Brasil é o único país sul-americano a ter também um centro de design da Ford. Segundo o supervisor Fábio Sandrin, 33, o estúdio faz a ponte entre a visão dos consumidores brasileiros e os projetos globais da montadora.

Tudo começa com pesquisas de mercado para identificar demandas. Feito isso, são traçadas as diretrizes do projeto, que em geral se estendem por quatro anos.

"O trabalho une estética a funcionalidade, transmitindo a 'cara' da Ford aos novos veículos", diz Sandrin.

 

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