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09/08/2015 - 02h00

Mitsubishi Lancer HLE 2016 passa pelo teste Folha-Mauá

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"
DE SÃO PAULO

A geração atual do Mitsubishi Lancer chegou às lojas do país no começo de 2012. Importado do Japão, tinha nas enormes rodas de 18 polegadas sua marca registrada, além de opções com tração nas quatro rodas.

Agora, pouco após se tornar um carro nacional, a fabricante decidiu mexer no perfil do carro.

"No início, optamos por um automóvel com apelo mais esportivo, algo diferente do que havia no segmento de sedãs médios. Mas chegou o momento oportuno para lançar uma versão mais sóbria", afirma Fernando Pereira, supervisor de engenharia e planejamento da Mitsubishi Motors do Brasil.

Com baixa procura, O Lancer 4x4 foi aposentado. A principal versão disponível agora se chama HLE e tem rodas aro 16, mesma medida do líder Toyota Corolla.

A Mitsubishi fez também um ajuste fino na suspensão, que recebeu novas molas e amortecedores recalibrados. As mudanças equivaleram a trocar um par de botas militares por pantufas.

A rigidez de outrora foi substituída por um rodar que tolera buracos, agradável no uso urbano. Não há dúvida de que o modelo que serviu de referência foi o Corolla.

A única versão com aro 18 disponível é a topo de linha GT (R$ 89.490). O modelo de entrada tem câmbio manual de cinco marchas e custa a partir de R$ 68.990.

GASOLINA

O Lancer HLE que passou pela pista no teste Folha-Mauá (R$ 85.490) teve desempenho convincente durante a avaliação, como era de se esperar de um motor 2.0 com 160 cv. O carro chegou aos 100 km/h em 10,6 s e obteve boas médias de consumo de gasolina - o sedã Mitsubishi ainda não é flex.

O modelo avaliado é equipado com bancos de couro, teto solar, ar-condicionado digital e sistema multimídia com GPS, tela sensível ao toque e leitor de DVD. Apesar de bem completo, falta regulagem de profundidade da coluna de direção. O volante apenas sobe e desce.

O câmbio automático tipo CVT (sigla em inglês para Transmissão Continuamente Variável) simula seis marchas. Seu acerto preza pelo conforto, mas ainda assim permite que o carro tenha retomadas vigorosas e mantenha seu espírito esportivo.

BRIGA DIRETA

O preço sugerido de R$ 85.490 coloca o Lancer HLE na briga direta com Corolla XEi (R$ 87.770), Honda Civic LXR (R$ 79,4 mil) e Nissan Sentra SV (R$ 75.990), líderes do segmento.

O quarteto tem em comum o bom espaço interno e a origem japonesa, que, aos olhos do consumidor brasileiro, é sinônimo de robustez e conforto. Ao mexer no seu sedã médio, a Mitsubishi quer aproveitar melhor a boa fama de sua ascendência.

MITSUBISHI LANCER HLE

MOTOR (Quatro cilindros, 16v) Gasolina, dianteiro, 1.998 cm³ (quatro
POTÊNCIA 160 cv a 6.000 rpm
TORQUE 20,1 kgfm a 4.200 rpm
CÂMBIO Automático CVT, de seis marchas
PORTA-MALAS 413 litros
PESO 1.345 kg
PNEUS 205/55 R16
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 10,6s
RETOMADA (80 km/h a 120 km/h) 7,5s
CONSUMO URBANO 9,8 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 13,8 km/l
PREÇO R$ 85.490
DIMENSÕES 4,57 m de comprimento, 1,5 m de altura, 1,76 m de largura e 2,63 m de distância entre eixos

 

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