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24/08/2015 - 14h46

Volkswagen Up! TSI é o 1.0 mais rápido e econômico do teste Folha-Mauá

RODRIGO MORA
DE SÃO PAULO

Rodar nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê exige mais atenção após os novos limites de velocidade. Para evitar a multa de R$ 85,12 –além da perda de quatro pontos na carteira de habilitação-, o paulistano dirige com um olho na via e outro no velocímetro.

A vigilância, contudo, tem seu lado positivo caso se esteja ao volante do novo VW Up! TSI. Os 30 km/l de consumo instantâneo exibidos pelo computador de bordo são a recompensa por manter o carro a 70 km/h na via expressa.

Em um passado não muito distante, dizer que um motor turbinado era versátil o bastante para fazer um carro andar bem gastando pouco combustível soaria tão antagônico como associar açúcar a uma dieta de emagrecimento.

Mas os tempos mudaram.

O MAIS MODERNO

A história do "downsizing" (conceito que prega a diminuição da cilindrada dos motores sem abrir mão de potência) ainda é recente, e parece projetar no estreante um dos seus momentos mais brilhantes. Em termos de eficiência energética, é o futuro convertido em presente.

Associado à injeção direta de combustível, o turbo faz o novo 1.0 de três cilindros funcionar com suavidade e entregar desempenho consumindo pouco. É o que há de mais moderno entre os carros populares da VW no mundo, pois só o motor montado no Brasil é flex.

Os números falam por si. O Up! 1.0 aspirado alcançou no último teste Folha-Mauá consumo médio (ciclo urbano mais rodoviário) de 11,4 km/l com etanol e de 15,6 km/l abastecido com gasolina.

No Up! 1.0 turbo, os números sobem para 11,9 km/l e 15,4 km/l, respectivamente. No teste de aceleração de zero a 100 km/h, o motor aspirado (82 cv) gastou 13,5s com etanol, enquanto o sobrealimentado cumpriu a prova em 10,2s.

Conclusão: o motor turbo anda mais e bebe menos.

TRAÇÃO SOB CONTROLE

O novo motor traz de carona o controle de tração, que faz sentido num esportivo impetuoso, mas que no Up! serve apenas para poupar a embreagem nas arrancadas -que poderiam ser melhores sem a exagerada intervenção do dispositivo.

Sem a pretensão de ser um esportivo, o Up! age como tal na relação da suspensão com o solo: é firme nas curvas, mas duro demais sobre pisos irregulares.

A versão avaliada, Speed, parte de R$ 49.990. Porém, deixa de lado o controle de estabilidade, esse sim mais coerente do que o de tração.

Mas é possível partir para o turbo por menos. Um Move Up! sai por R$ 40.390, enquanto a mesma configuração na versão TSI custa R$ 43.490. A diferença será eliminada logo, devido à maior economia de combustível.

VOLKSWAGEN SPEED UP TSI

MOTOR Dianteiro, 3 cilindros, 999 cm³ e 12 válvulas
POTÊNCIA 105 cv (e) e 101 cv (g) a 5.000 rpm
TORQUE 16,8 kgfm a 1.500 rpm
CÂMBIO Manual, cinco marchas
PORTA-MALAS 285 litros
PESO 1.000 kg
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 10,2s (e) e 10,6s (g)
RETOMADA (80 km/h a 120 km/h) 9,6s (e) e 10,6s (g)
CONSUMO URBANO 9,9 km/l (e) e 13,1 km/l (g)
CONSUMO RODOVIÁRIO 14 km/l (e) e 17,8 km/l (g)
PREÇO R$ 49.990
DIMENSÕES 3,64 m de comprimento, 1,51 m de altura, 1,65 m de largura e 2,42 m de distância entre eixos

 

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