Ser um ás do volante requer mais do que habilidade; veja vídeo
DE SÃO PAULO
Com as mãos alinhadas no topo do volante, espelhos retrovisores ajustados para sua mulher e encosto do banco bastante inclinado, o analista de TI Ney Nogueira, 35, está prestes a sair da garagem com seu automóvel.
"Dirijo muito bem, tenho total noção do comportamento do carro e segurança quando estou ao volante", afirma.
Em um breve passeio com o instrutor de pilotagem Cacá Clauset de carona, Nogueira mostra que realmente é um bom motorista, mas há pontos a melhorar.
"Ele tem suavidade no manuseio do veículo e está sempre alerta ao movimento dos outros carros na via", avaliou Clauset, que também é ex-piloto de rali. Depois, vieram as correções.
Após a primeira volta, o instrutor deu orientações sobre a postura. Nogueira teve que mudar a posição das mãos e do encosto, que ficou mais ereto. Os retrovisores também foram ajustados para seus olhos.
As mudanças farão com que Nogueira tenha um controle ainda melhor do carro e dirija com mais segurança. "O único ponto que incomoda agora é o novo ajuste do banco, mas acredito que em poucos dias já estarei habituado", avalia o motorista, que tem 17 anos de habilitação.
TÉCNICA
Doze vezes campeão da Stock Car e instrutor de cursos de direção da Mitsubishi, Ingo Hoffman exalta a habilidade: "Ela é fundamental para tirar o motorista de uma eventual situação de risco".
Ingo acrescenta que guiar corretamente exige conhecimento do veículo e das técnicas necessárias, como saber usar o freio antitravamento (ABS) em uma situação emergencial e segurar o volante.
Já para o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), não cometer infrações de trânsito é o mais importante.
Em nota, a direção do órgão diz que "é preciso ser um motorista-cidadão, preocupado com todos os envolvidos no trânsito e agindo sempre de forma preventiva".
DISTRAÇÕES
A publicitária Juliana Gonçalves, 37, diz ter prazer em dirigir, mas assume que não é uma expert no assunto.
"Eu como, fumo e faço minha maquiagem enquanto dirijo. Também tenho problemas na hora de estacionar, minhas rodas estão sempre raladas", explica a publicitária, que já bateu duas vezes e capotou uma.
Pode parecer que Juliana é menos prudente ao volante, mas é Ney Nogueira que mais recebe multas de trânsito.
"Foram oito anotações nos últimos tempos, todas por excesso de velocidade", diz o analista de TI.
Esse fato corrobora pesquisas que mostram que as mulheres são mais cautelosas ao volante e, por isso, se acidentam menos ou com menor gravidade.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade