Ducati inicia vendas da Monster 821, moto esportiva produzida em Manaus
GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A Ducati passa a montar em Manaus a nova 821, versão menor da linha Monster. O design preserva a imponência da família e traz novos recursos eletrônicos.
Bem acabada, a moto impressiona pelo comportamento linear em baixas rotações. O novo motor de dois cilindros (112 cv) permite rodar sem pressa na cidade.
Mas basta girar forte o acelerador (eletrônico e leve demais) para a Ducati revelar seu tradicional comportamento bruto, com torque e potência que aparecem como um golpe a partir de 5.000 rpm (rotações por minuto). Daí em diante, o giro cresce rápido, com o velocímetro digital disparando junto.
Há controle de tração e mapas de pilotagem distintos para corrigir possíveis erros de condução. Enquanto nos modos Sport e Touring o desempenho é liberado de forma direta, a opção Street limita a potência a 75 cv, sendo indicada para o uso urbano.
A transmissão tem seis velocidades e casa bem com a embreagem hidráulica. As reduções de marchas ocorrem sem trancos.
O sistema ABS (que evita o travamento das rodas em frenagens de emergência) atua em níveis diferentes de acordo com o modo de pilotagem escolhido pelo condutor.
CALOR DO MOTOR
O tradicional chassi em aço tipo "treliça" utilizado pela Ducati favorece a condução da Monster 821 em velocidades mais altas. Porém, Ao rodar por mais tempo no tráfego carregado, o calor gerado pelo motor incomoda.
Sua ergonomia atende a motociclistas de diferentes estaturas -o assento traz regulagem de altura.
O painel de cristal líquido é completo e de fácil visualização. Informa média de consumo, temperatura da água e traz conta-giros na parte superior. Falta somente um marcador de combustível, que foi substituído por uma luz que indica que o nível de gasolina está na reserva.
Apesar das qualidades, a Monster 821 terá dificuldades no mercado. O preço sugerido de R$ 43,9 mil está acima do esperado. A geração anterior (796) chegou a ser vendida por R$ 10 mil a menos.
As principais concorrentes da Ducati são a Kawasaki Z800 (R$ 40.166), a Yamaha MT-09 (R$ 37.990) e a Honda CB 1000R (R$ 45 mil).
DUCATI MONSTER 821
MOTOR Dianteiro, oito válvulas, dois cilindros em "L" e 821 cm³
POTÊNCIA 112 cv a 9.250 rpm
TORQUE 9,1 kgfm a 7.750 rpm
CÂMBIO Manual, seis marchas
TANQUE 17,5 litros
PESO 205,5 kg
PREÇO R$ 43,9 mil
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