Publicidade
14/09/2015 - 16h13

Primeiro SUV da Jaguar dá um looping durante apresentação; veja vídeo

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT

A Jaguar apresentou nesta segunda-feira o utilitário esportivo F-Pace. A prévia antecede o lançamento oficial do primeiro SUV da marca, que acontece nesta terça, primeiro dia do Salão do Automóvel de Frankfurt.

A marca surpreendeu ao fazer um looping de 19 metros de altura com o carro. A façanha bateu recorde do Guiness Book. O veículo foi dirigido por um piloto profissional a cerca de 80 km/h.

Veja vídeo

NO BRASIL

A importação para o Brasil começa entre abril e julho do ano que vem, com preço na faixa dos R$ 300 mil. Os valores e as versões ainda estão sendo definidos.

É certo que o consumidor brasileiro poderá optar entre o novo motor 2.0 quatro cilindros diesel (180 cv) e o 3.0 V6 a gasolina (380 cv) – na Europa há ainda o 2.0 gasolina e o V6 diesel. A Jaguar espera vender 50 unidades por mês.

O F-Pace é o terceiro modelo da moderna nova plataforma da marca. Os outros dois são o esportivo F-Type e o sedã de entrada XE, que será fabricado em Itatiaia (RJ). Embora a Jaguar diga que os planos ainda estão em aberto, isso o faz um forte candidato à nacionalização.

Todas as versões têm tração integral, desenvolvida a partir da que equipa uma das opções da linha 2016 do F-Type. O sistema distribui a força nos eixos de acordo com a necessidade e, em menos de 165 milésimos de segundo, pode sair de uma divisão igualitária para até 90% na dianteira ou na traseira.

Divulgação
Jaguar apresenta F-Pace, seu primeiro utilitário esportivo ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Com looping de 19,3 metros de altura, Jaguar F-Pace entrou para o Guinness Book

O modelo ainda compartilha com o esportivo suspensão e amortecedores, retrabalhados para entregar estabilidade e uma resposta direta. E, assim como no F-Type, o motorista pode escolher no painel entre as configurações "normal" e "dynamic" para motor, troca de marcha, suspensão e esterço do volante, individualmente.

Projetado para um bom desempenho também no "off-road", o SUV tem 213 mm de altura do solo e a tecnologia da "irmã" Land Rover que adapta a mecânica do carro a diferentes tipos de terreno, por um seletor no console ou automaticamente.

A novidade é uma espécie de controle de cruzeiro de baixa velocidade (até 30 km/h). Com o carro atolado, por exemplo, só é preciso controlar o volante. Não há necessidade de acionar os pedais quando o recurso é ligado. Ele controla as doses de aceleração e frenagem da melhor forma para sair da lama.

A plataforma é 80% alumínio, maior índice da categoria. Apesar do compartilhamento da arquitetura, o F-Pace, segundo a marca, 81% das peças são diferentes em relação ao XE. A opção V6 promete atingir 100 km/h em 5,1s.

JOVEM

Peça chave na expansão da marca, o SUV quer atrair jovens para a Jaguar. Para isso, tem quadro de instrumentos de 12.3" digital e configurável. No console central, um painel multimídia sensível ao toque que integra os aparelhos móveis de todos os ocupantes do carro e distribui sinal de internet.

É possível alternar entre o conteúdo dos dispositivos pareados e dividir o espaço da tela para outros aplicativos ou o navegador GPS, que tem Street View e informações de trânsito. O sistema estreia no Brasil com o novo XF, no final do ano.

O F-Pace também aposta na versatilidade, com 651 litros de porta-malas, 13 porta-objetos, quatro portas USB e quatro tomadas. O rebatimento dos bancos traseiros, com assoalho totalmente plano, eleva a capacidade para 1.740 litros.

Considerado pela engenharia da marca o melhor modelo da categoria em dirigibilidade, o Porsche Macan foi constantemente citado na apresentação. A equipe inglesa afirma que o F-Pace foi projetado para bater o modelo alemão e o faz. No mercado, os principais rivais são o Audi Q5 e o BMW X3.

Divulgação
Jaguar apresenta F-Pace, seu primeiro utilitário esportivo ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Primeiro utilitário esportivo da Jaguar mira público jovem

Viagem a convite da Jaguar

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag