Conceito elétrico Audi e-tron revela como será o futuro Q6
FERNANDO VALEIKA DE BARROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE FRANKFURT (ALEMANHA)
Por enquanto, o Audi e-tron quattro Concept, exibido pela marca nos estandes do Salão de Frankfurt, é um protótipo de um automóvel elétrico –caprichosamente pintado de azul metálico, para chamar a atenção– com 4,88 metros de comprimento e linhas esportivas.
Mas o alemão Ulrich Hackenberg, diretor de Tecnologia da montadora, confirmou que ele se tornará realidade. "A versão de série será apresentada em 2018". Ele tem até nome: Q6.
Segundo Hackenberg, o modelo pretende resolver a principal resistência aos modelos movidos a baterias: a falta de autonomia. "Com carga completa, esse protótipo pode rodar cerca de 500 km. Além disso, dá para fazer uma recarga adicional e, em cerca de 30 minutos, obter 80% da energia suficiente para rodar mais 400 quilômetros", afirma.
Hackenberg conta que também está sendo desenvolvido um sistema de recarga das baterias por indução, sem a necessidade de plugar o carro em nenhuma tomada. "Graças à sua direção autônoma, o carro pode procurar um ponto de recarga, sem necessidade de ter alguém no comando".
O futuro Q6 não será um carro lento. Segundo o diretor, os três motores elétricos do carro (dois no eixo dianteiro, outro no traseiro) tem o equivalente a 429 cv. É energia suficiente para levá-lo a 210 km/h de velocidade máxima e cravar 4,6 segundos na aceleração de zero a 100 km/h.
Para melhorar a aerodinâmica, o protótipo não tem espelhos retrovisores laterais, mas câmeras e partes móveis no capô, para reduzir a resistência ao vento.
Equipado com cinco portas, este SUV elétrico pode carregar quatro passageiros em assentos individuais e mais 615 litros de bagagem no porta-malas. Outra novidade está no painel, que revela como será o interior da próxima geração de carros da Audi.
Kai Pfaffenbach/Reuters | ||
O carro-conceito Audi e-tron tem motor elétrico e pode percorrer até 500 km sem recarga, segundo a fabricante |
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade