Publicidade
20/09/2015 - 02h00

Salão de Frankfurt é dominado por utilitários de luxo

RODRIGO MORA
ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT

O utilitário esportivo Porsche Cayenne foi só o começo de um movimento de quebra de paradigmas. Havia muito mais a ser transgredido.

Em Frankfurt, a Jaguar se rende à moda e lança o SUV F-Pace, que compartilha plataforma com o sedã XE e tem motores com potências de 180 cv a 380 cv.

Já a Bentley exibe a versão final do Bentayga, que a marca afirma ser o utilitário mais rápido do mundo. Seu motor 6.0 W12 biturbo (608 cv) o leva aos 100 km/h em 4,1s e à máxima de 301 km/h.

A dupla britânica prova que o mercado exige que toda montadora tenha ao menos um SUV no portfólio. A outra mensagem captada é que, uma vez já inserida no segmento, cada fabricante deve expandir ao máximo suas possibilidades. É o que faz a Mercedes.

Além da linha básica formada por um utilitário de entrada, um médio e um grande, a empresa alemã criou variações do mesmo tema.

Seus SUVs agora seguem uma nomenclatura padrão: GLA, GLC, GLC Coupé, GLE, GLE Coupé e o futuro GLS, modelo que será baseado no topo de linha Classe S. Sua chegada ao mercado brasileiro já está confirmada para o primeiro semestre de 2016.

"Os utilitários esportivos são cada vez mais relevantes por combinarem a dirigibilidade de um sedã à versatilidade de uma perua, além de oferecer uma posição de guiar mais alta, o que traz maior sensação de segurança na visão dos clientes", explica Michael Knöller, gerente de marketing da Mercedes.

Ainda de acordo com Knöller, o GLS manterá o formato de um SUV tradicional, dispensando a polêmica silhueta de "utilitário cupê".

Na mesma direção seguem o X6 e o X4 da BMW, que aproveita o salão para mostrar o futuro nacional X1.

GRANDE E PEQUENO

Sem devaneios de estilo, a Audi aposta nas dimensões. O conceito elétrico revelado em Frankfurt antecipa as linhas do Q6, enquanto o Q1 (aguardado para 2016) será a nova porta de acesso aos utilitários da montadora.

E ainda há espaço para mais. "Teremos ainda o Q8, e aí sim acredito que chegaremos ao limite do que podemos oferecer no segmento", afirma Stefan Moser, diretor mundial de comunicação para produtos da Audi.

Com o Lamborghini Urus a caminho, falta só Ferrari e Rolls-Royce colocarem seu prestígio a serviço do segmento de utilitários.

Viagem a convite da Anfavea

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag