Publicidade
20/09/2015 - 02h00

Nova geração do BMW Série 7 aceita comandos por gestos

EDUARDO SODRÉ
ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

"Bem-vindos à nova definição de luxo moderno", diz o porta-voz da BMW no início da apresentação do novo Série 7. O carro está dentro de um pequeno auditório do Grand Hyatt Hotel, no coração de Manhattan. Helder Boavida, presidente da empresa no México, começa a enumerar os novos recursos.

Com o leitor de gestos, motorista e carona regulam o volume do som e selecionam faixas de música sem apertar nenhum botão.

Atrás, um tablet desenvolvido em parceria com a Samsung permite regular desde as luzes da cabine até os massageadores embutidos nos bancos. Há também extensões para acomodar os pés.

Até então, aquele sedã enorme diante da plateia apenas enfeita o ambiente. O que importa é a vitrine tecnológica que representa, expondo o que a BMW terá a oferecer nos próximos anos.

A lista de itens vai longe e traz mecanismos como o sistema de monitoramento que acelera e freia o carro automaticamente. A transmissão pode se conectar ao GPS, adaptando o veículo à condição da estrada.

Outro recurso que impressiona é o sistema que permite comandar as manobras de estacionamento do lado de fora do BMW. Nesse caso, a chave funciona como um pequeno joystick. Pena que a legislação de trânsito norte-americana não autorize seu uso, o que impossibilitou uma simulação.

JANELA ABERTA

E, claro, há os motores. A versão avaliada, 750i, traz um 4.4 V8 de 450 cv. Recomenda-se abrir a janela antes de ligá-lo para apreciar o ronco, pois, com os vidros fechados, o silêncio o faz parecer um carro elétrico.

A avaliação acontece no autódromo de Monticello, um vilarejo do estado de Nova York. Um piloto profissional vai adiante, em um cupê 435i. Ele ataca as curvas com destreza em alta velocidade, enquanto o Série 7 tenta acompanhá-lo.

O sedã de 5,1 metros segue sob controle, enquanto a eletrônica trata de corrigir a trajetória quando necessário. É um teste divertido, mas sabe-se que seus compradores dificilmente o levarão a uma pista de corrida.

Na verdade, os tradicionais clientes desse segmento não deverão usar nem 10% dos itens tecnológicos disponíveis. Eles têm cabelos grisalhos e carreiras bem sucedidas a ponto de ter motorista particular e um carro de alto luxo como esse oferecido pela empresa. Ou então, são os donos da empresa.

Mesmo com um dia inteiro de avaliações, não deu para conhecer todos os recursos do novo Série 7. Um novo encontro está marcado para o início de 2016, quando o modelo chegará ao Brasil. A BMW ainda não definiu preços, mas espera-se algo perto de R$ 600 mil.

Viagem a convite da BMW

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag